Faustão tem alta após internação para avaliar transplante de coração

(Foto: Reprodução/Instagram)

Fausto Silva recebeu alta na manhã deste sábado (23), após ter ficado três dias internado em São Paulo. A hospitalização do apresentador, de 73 anos, que passou por um transplante de coração, ocorreu para a realização de exames pós-operatórios programados para “avaliar o funcionamento do órgão e se há indícios de rejeição”, de acordo com o boletim médico.

A cirurgia aconteceu no dia 27 de agosto. “[Faustão] seguirá sob orientações médicas nesta fase de reabilitação após transplante cardíaco”, diz o comunicado.

No início de setembro, Fausto deixou a unidade semi-intensiva e foi transferido para um apartamento no hospital. Segundo o boletim médico emitido na ocasião, o comunicador não apresentava evidências de rejeição do órgão e estava com a função cardíaca normal.

O apresentador foi internado com insuficiência cardíaca no dia 5 de agosto em um hospital da capital paulista. Cerca de 15 dias depois, um boletim médico ressaltou a necessidade de transplante de coração.

No dia 27 de agosto, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionou o hospital, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”. O transplante foi feito no mesmo dia, e os médicos consideraram o procedimento um “sucesso”.

Luciana Cardoso, a mulher de Faustão, compartilhou uma carta aberta para agradecer o apoio de fãs e amigos e os cuidados da equipe médica com o marido dela, além de afirmar que a doação de órgãos passou a ser uma “missão de vida” — os filhos, João Guilherme e Lara, repostaram a publicação da mãe.

No dia 31 de agosto, o apresentador gravou um vídeo no qual agradece o carinho dos fãs e diz que está totalmente recuperado, sem sentir nenhuma dor. Na gravação, o comunicador afirma ainda: “Dei sorte nessa fila”.

“Já estou andando, no terceiro dia depois de operado. Não sinto nada. Estou completamente recuperado. Para que todo mundo tenha certeza do que é o transplante. De 200 e poucas pessoas, 60 pessoas esperaram menos de 30 dias. E eu dei sorte nessa fila”, disse ele na publicação.

 

Portal Correio