Formação médica de excelência: descubra o curso de Medicina do Unipê

Para quem busca uma formação médica sólida e de qualidade, o curso de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) se destaca na Paraíba. Os diferenciais são significativos, como os convênios exclusivos com hospitais da região metropolitana da capital e o uso de métodos de ensino atuais que oferecem uma formação robusta e inovadora.

A fim de assegurar um ensino-aprendizagem de excelência, a graduação adota como método o ensino-aprendizagem focado no aluno e adaptado às necessidades do aluno.

“Buscamos alternativas para dar condições de provocar atividades que estimulem o desenvolvimento de diferentes habilidades de pensamento dos alunos e que possibilitem ao professor atuar nas situações de promoção à autonomia”, diz a médica pneumologista e coordenadora de Medicina do Unipê, Profa. Dra. Maria Alenita de Oliveira.

Um diferencial, nesse sentido, são os projetos de extensão. “O projeto ‘Oré Rapó: Saúde Indígena no Contexto Paraibano’ aprofunda questões relativas à Política Nacional de Saúde Indígena e Atenção Diferenciada e propicia um dialogismo ímpar entre os alunos e a comunidade Potiguara integrante da ação”, conta Alenita.

Na Instituição, somando-se ao modelo pedagógico do curso, o Programa de Acolhida Psicológica (PROAP) oferece suporte emocional e psicopedagógico aos alunos, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor. Através dele há avaliações psicopedagógicas, orientação a professores e atendimentos personalizados aos alunos, a fim de garantir que todos possam alcançar seu potencial máximo.

Medicina na prática e em ambientes reais

O Unipê possui convênios exclusivos com instituições renomadas da Região Metropolitana de João Pessoa: o Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita, e o Hospital Padre Zé, na capital. Neles, os alunos realizam atividades práticas com situações reais, sendo supervisionados por professores do curso.

“O Hospital Municipal de Santa Rita é um importante centro de saúde com 109 leitos e serviços diversos, como urgência, maternidade, UTI e clínicas cirúrgica e médica. A estrutura possibilita atividades de estágio, internato e residência. Lá, o Unipê oferece dois programas de residência médica: em Clínica Médica e em Ginecologia e Obstetrícia”, diz a coordenadora.

Já o Hospital Padre Zé é uma instituição filantrópica que desempenha um papel transformador na saúde comunitária. O centro possui um ambulatório com mais de 10 especialidades ofertadas.

Em João Pessoa, há convênios com Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), SAMU, hospitais de referência (Santa Isabel e o Complexo Hospitalar de Mangabeira) e policlínicas diversas. Nos municípios de Cabedelo e Santa Rita, na região metropolitana, há convênios com as UBS e policlínicas.

“Temos também campos de prática vinculados à Secretaria Estadual de Saúde: o Hospital do Trauma, nossa referência na urgência e emergência; o Hospital Infantil Arlinda Marques; o Hospital Juliano Moreira, referência em saúde mental, e o Hospital Clementino Fraga, referência em doenças infecciosas”, acrescenta Alenita.

O Unipê também tem convênio com a FUNAD, instituição voltada para a habilitação e reabilitação através da implantação de programas e serviços de saúde voltados para as pessoas com deficiência. “Isso propicia aos alunos experiências que promovem a inclusão social e o saber da reabilitação em várias facetas”, aponta a coordenadora.

Infraestrutura e recursos avançados

A Instituição possui dois Complexos Laboratoriais modernos para o desenvolvimento de atividades experimentais relacionadas à formação básica e profissional em Medicina. Neles, os laboratórios de ensino para a área de saúde proporcionam um ambiente controlado e seguro para práticas, simulações e treinamentos.

Os laboratórios são de: morfologia macroscópica (anatomia e patologia humana); mecanismo de agressão e defesa (imunologia, microbiologia e parasitologia); biologia molecular (bioquímica e genética); morfologia microscópica (biologia celular, embriologia, histologia e histopatologia). Além desses, há o laboratório-escola de análises clínicas compondo as áreas de imunologia, microbiologia e parasitologia.

O Unipê dispõe também de: dois novos laboratórios de habilidades médicas, com recursos que garantem o desenvolvimento prático das competências essenciais; uma nova clínica integrada de saúde, que inclui um centro de simulação realística com alta tecnologia, com uma UTI, ambientes para parto humanizado, obstetrícia/neonatal, um centro cirúrgico e uma sala de controle em tempo real. “Além disso, criamos um espaço dedicado ao homecare, consultórios clínicos para atendimento à comunidade e aulas práticas para os alunos”, adiciona Alenita.

Vestibular de Medicina do Unipê

Sonha em cursar medicina? Não perca tempo! As inscrições para o Vestibular de Medicina do Unipê estão abertas até o dia 15 de outubro e podem ser realizadas em unipe.edu.br/processo-seletivo/medicina-vestibular.

Portal Correio