A Prefeitura de João Pessoa divulgou nesta quinta-feira (27) o projeto de recuperação da contenção da calçada do Cabo Branco. Acesse a íntegra do projeto.
A obra de contenção, orçada em R$ 7.396.629, abrange o trecho entre o girador e o nº 4.492 e será executada pelas empresas Vici Construtora e Aahbrant Engenharia e Construções, ambas com sede em São Paulo.
Conforme o projeto, estacas-pranchas serão utilizadas para formar uma parede de retenção contínua. O modelo é o mesmo que foi utilizado no Porto de Sergipe, na Marina de Búzios-RJ, na Orla de Salinópolis-PA e no Terminal Salineiro Areia Branca-RN.
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, a principal vantagem do uso de estacas-pranchas é a velocidade e facilidade de execução do projeto. Estima-se que os serviços sejam finalizados em 180 dias após o início da obra.
A administração municipal também divulgou o projeto orçado em R$ 496.166,05 para execução da revitalização da calçada do Cabo Branco. A obra, que ainda está em fase de licitação, deve durar 4 meses.
O projeto prevê a instalação de bicicletários, bancos de concreto, mesas de xadrez/damas com cobertura em lona, áreas de lazer e academia ao ar livre e espaço para contemplação da praia. As ideias são inspiradas nas orlas de Ilha Comprida, em São Paulo, e Antalya Konyaalti, na Turquia.
A vegetação rasteira preservada (salsa-da-praia), coqueiros e castanholas serão mantidos e o projeto incluiu o plantio de oito novas árvores.