O esperado retorno do futebol na Paraíba ganhou um importante capítulo nesta quarta-feira. Em reunião na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF), dirigentes de cinco clubes manifestaram a vontade de retomar os treinos a partir do dia 15 de junho, e de concluir o Campeonato Paraibano no mês seguinte. Para tanto, todos estão dispostos a seguir os protocolos da CBF e se submeter às decisões das autoridades de saúde do Estado em relação ao avanço da Covid-19.
A intenção é retomar o estadual em 5 de julho, com a decisão acontecendo no dia 26 do mesmo mês. No entanto, a presidente da FPF, Michelle Ramalho, adiantou que tudo vai depender do controle do novo coronavírus. Atualmente, a Paraíba apresenta um número crescente de casos – no boletim desta quarta-feira, foi registrado ainda o maior número de mortes em 24 horas – 35 no total.
Estiveram presentes na reunião os presidentes Sérgio Meira (Botafogo-PB), Walter Júnior (Treze), Paulo Gervany (Campinense), Alysson Lira (Atlético-PB, representando os outros times sertanejos) e Múcio Fernandes (São Paulo Crystal).
– Os clubes estão ansiosos para saber quando vão voltar a treinar, até porque estão vendo que estados vizinhos já liberaram os treinos. Mas eu tenho falado sempre que o mais importante é voltar com segurança. O Dr. Jorge Pagura, da CBF, me passou o protocolo para o retorno. Pedi aos clubes para formarmos uma comissão com os médicos para avaliarmos juntos esse protocolo e até acrescentar novos itens – disse Michelle Ramalho.
A próxima reunião acontece na sexta-feira, através de uma videoconferência. Nela, médicos e dirigentes vão discutir os protocolos da CBF para, só depois disso, tentar a flexibilização das medidas junto ao Governo do Estado, prefeituras e Ministério Público.
– A ideia é que na segunda-feira o nosso protocolo esteja concluído para que possamos enviar para as secretarias de saúde dos municípios e assim liberarmos os treinos. A gente quer mostrar que tudo vai ser muito seguro para que, posteriormente, com a diminuição dos casos, possamos retornar o nosso campeonato. Como estamos tratando de vidas, quanto mais discussão melhor – emendou Michelle Ramalho.
O presidente do Treze, Walter Júnior, saiu otimista da reunião. Ele acredita que a projeção da Federação pode ser cumprida à risca – treinos no dia 15, e bola rolando no dia 5 de julho.
– Tivemos uma reunião bastante produtiva na Federação, nossa expectativa é que possamos retomar os treinos a partir do dia 15 de junho, logicamente, que com todas as precauções necessárias, somente dessa forma acreditamos que em breve devemos ter o retorno do futebol em nosso estado – disse o dirigente trezeano.
Já o presidente do Botafogo-PB, Sérgio Meira, foi mais cauteloso e não chegou a projetar datas. Para ele, o mais importante é saber a real situação do coronavírus na Paraíba para que os jogadores possam a voltar às atividades com segurança. O botafoguense acredita que a situação estará mais controlada no fim do mês de junho.
– Primeiro temos que aguardar o comportamento da curva de infecção, e tomarmos a decisão depois disso. Acredito que no final deste mês de junho poderemos voltar aos treinamentos. O reinício do campeonato paraibano, acredito, só em meados de julho.
Vale lembrar que a Região Metropolitana de João Pessoa vive o período mais duro de restrições impostas pelo Governo do Estado, com limitação do tráfego de veículos e a proibição da circulação de pessoas que não esteja trabalhando em serviços essenciais. A prática esportiva também está suspensa pelo menos até o dia 14 de junho.
Situação no Nordeste
O Nordeste é a segunda região com mais casos de coronavírus no país. Ainda assim, cinco estaduais já deram o pontapé inicial para a volta dos respectivos campeonatos: Baiano (21 de junho), Pernambucano (28 de junho), Sergipano (28 de junho), Cearense (final de julho) e Maranhense (1º de agosto). No Ceará, os treinos já estão liberados.
Caso seja confirmada a previsão de 5 de julho para o reinício do Campeonato Paraibano, seria o quarto em sequência a retornar com o futebol. Vale lembrar que a FPF já reuniu os clubes e chegou a sugerir que o estadual fosse encerrado numa sede única, evitando os deslocamentos intermunicipais. E que a Prefeitura de Cruz do Espírito Santo chegou a se candidatar para receber esses jogos.
O Campeonato Paraibano foi paralisado na oitava rodada da primeira fase. Ainda há um jogo atrasado, entre Botafogo-PB x Campinense, totalizando três datas para o encerramento da fase de classificação. Semifinais e finais, com jogos de ida e volta, seriam disputadas em mais quatro datas.
ge