A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lançou, nesta terça-feira (8), o edital de seleção de grafiteiros para a produção de painéis em alusão aos seus 40 anos. A oferta é de 20 vagas, distribuídas nos municípios de João Pessoa (8), Campina Grande (6), Patos (3) e Cajazeiras (3). Do total de oportunidades, 25% são reservadas às mulheres.
A área total a ser trabalhada por cada artista é de, aproximadamente, 7m² e corresponde às duas faces (frente e verso de uma chapa de madeiras medindo 2,20m x 1,60m. Para desenvolvimento das peças, cada grafiteiro(a) receberá um kit composto por 18 latas de spray, além de pigmentos e tinta lavável. A remuneração individual é de R$ 1.000.
As pinturas deverão ser realizadas nos dias 5 e 6 de abril, das 9h às 21h, no Espaço Cultural (em João Pessoa), Cine-Teatro São José (Campina Grande), Fundação Ernani Sátyro (Patos) e Teatro Íracles Brocos Pires (Cajazeiras).
“Pensar o graffiti como objeto de seleção pública é uma forma de reconhecê-lo enquanto uma modalidade artística, valorizando suas técnicas e procedimentos, dando visibilidade aos artistas. A Funesc, de forma institucional, contribui para esse processo de valorização através de sua gerência de Artes Visuais, aprofundando e descentralizando ações de visibilidade do graffiti”, disse o presidente da Funesc, Pedro Santos.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e seguem até 9 de março, exclusivamente no site da Funesc. Podem participar maiores de 18 anos, com experiência comprovada em artes visuais, na modalidade graffiti. O edital admite inscrições de pessoa física, microempreendedor individual (MEI) em nome do artista e pessoa jurídica, na condição de representante. Cada artista opta pelo local onde pretende realizar a pintura.
Ao se inscrever, o artista deve anexar ao formulário arquivo em PDF com desenho ou pintura que ilustre a proposta de pintura a ser realizada, além de portifólio com uma média de 10 a 20 imagens de seus trabalhos. Caso o candidato inscreva mais de uma proposta, será considerada a última inscrição enviada.
Descentralização
A programação dos 40 anos da Funesc será realizada de forma descentralizada e inclui uma série de ações como oficinas, mostra de artes cênicas, apresentações de repentistas, entre outras atividades que devem ser desenvolvidas até o fim deste ano.
Fonte: Portal Correio