O CEO da SAF do Botafogo-PB, Alexandre Gallo, concedeu entrevista à Rádio Tabajara na manhã desta quinta-feira (20) e revelou detalhes do planejamento do clube para a temporada. A prioridade é estruturar a gestão para tornar o clube mais competitivo e explorar melhor as janelas de transferências, com o objetivo de conquistar o Campeonato Paraibano e garantir o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
Gallo confirmou que a SAF fez um aporte financeiro para quitar todas as pendências salariais com os jogadores, incluindo a regularização do auxílio-moradia. Segundo ele, além de ser uma obrigação da nova gestão, essa medida foi uma forma também de dar tranquilidade ao elenco e à comissão técnica para a sequência da temporada.
Sobre as contratações para a reta final do Campeonato Paraibano, Gallo destacou o trabalho conjunto entre o técnico João Burse, o executivo de futebol Fausto Momente e o investidor Lucas Franzato, que tem grande proximidade com a comissão técnica.
“Nós temos focos nas contratações que estão sendo capitaneadas pelo João Burse, pelo Fausto e pelo Lucas (Franzato), porque a proximidade dele com o João é bem grande. Eu estou pensando na parte do futebol para tentar, com todo respeito aos nossos adversários, chegar ao título estadual”, disse.
Além disso, ele deixou subentendido que o clube deve aproveitar uma possível janela de exceção após o estadual para trazer entre oito ou nove reforços visando a disputa da Série C do Brasileirão. No meio do ano, novos ajustes poderão ser feitos para fortalecer ainda mais o elenco na reta final da Terceirona.
Gallo também revelou que um dos focos do planejamento da SAF é a criação de um departamento de análise de mercado, fundamental para avaliar oportunidades de contratação e venda de atletas. A ideia é profissionalizar as decisões do clube nas janelas de transferências.

Categorias de base e futebol feminino
Gallo também detalhou que a categoria sub-17 do Belo será retomada de forma estratégica. Ele citou casos recentes de grandes vendas do futebol brasileiro, como Endrick e Estevão, negociados pelo Palmeiras quando ainda tinham 16 e 17 anos. Já as demais categorias ainda não serão reativadas, pois a SAF entende que o clube precisa oferecer melhores condições de estrutura antes disso.
No futebol feminino, o Botafogo-PB está firmando parceria com uma faculdade particular de João Pessoa para melhorar as condições da modalidade. O projeto inclui também a criação de um uniforme e de uma identidade visual mais forte, algo que, segundo Gallo, o time feminino do Belo merece.
Ampliação da estrutura do CT
Outro ponto abordado pelo CEO foi o planejamento para a Maravilha do Contorno. Atualmente, o clube conta com apenas um campo em boas condições, mas a ideia é construir mais três.
“Nós temos hoje um campo, no centro de treinamento, que tem boas condições. Queremos fazer mais três, e também um novo hotel. E um centro de operação do futebol lá dentro. Já fizemos uma aquisição de uma nova academia, que deve chegar em 35 dias, nova e bastante moderna, que compramos a uma empresa de São Paulo”, revelou.

Novo fornecedor de material esportivo
Uma outra novidade é que o Botafogo-PB também terá um novo fornecedor de material esportivo. Gallo garantiu que os produtos serão de maior qualidade e quantidade, beneficiando tanto o clube quanto os patrocinadores. No entanto, ele não revelou a empresa nem a data de lançamento dos novos uniformes.
Arena Correio