Google Agenda estreia recurso para facilitar organização; veja como usar

O Google lançou uma atualização para ajudar usuários a se organizarem melhor. A empresa integrou o Google Agenda ao Tarefas, permitindo que usuários visualizem compromissos agendados (como reuniões) e demandas sem prazo na mesma interface.

A integração dispensa a necessidade de dois aplicativos ou abas separadas. De acordo com o 9 to 5 Google, a intenção é permitir que os usuários mantenham o controle e organização das tarefas em um único lugar.

Aplicativo do Google Agenda integra recursos do Tarefas (Imagem: Google via 9 to 5 Google/Reprodução)

Google Agenda e Google Tarefas em um só

O site havia reportado sobre a atualização na semana passada, mas o lançamento aconteceu apenas nesta semana. Inicialmente, a integração vale apenas para Android, sem menções ao sistema iOS. Também é possível acessar na web através de uma extensão (teste aqui).

Na prática, funciona assim (tanto na web como no app):

  • Ao abrir o Google Agenda, há um ícone de verificado (o símbolo do Google Tarefas) ao lado do botão de perfil;
  • Ao clicar, a tela inicial do Tarefas carrega automaticamente, como se fosse o próprio aplicativo. A diferença é que não é, já que tudo acontece dentro do Agenda. No caso da web, não é necessário abrir outra aba;
  • É possível navegar entre o calendário e a lista de demandas dentro da interface sem ter que sair do app, e ainda fazer alterações e visualizar ambas de forma integrada;
  • O que está no Google Agenda se reflete no Tarefas, e vice-e-versa.
Assim fica a integração na versão web (Imagem: Olhar Digital)

Intenção é facilitar organização

O Google já está caminhando para esta integração há algum tempo. Em agosto, a empresa fez alterações no layout do Tarefas, que facilitaram a visualização com o Agenda. A intenção é melhorar o controle das demandas, principalmente quando os usuários estão em trânsito.

Ainda há limitações. Por exemplo, o aplicativo do Google Agenda sozinho não tem o recurso de “listas” nativo do Tarefas. Ou seja, dependendo da necessidade do usuário, usar os dois apps de forma separada ainda pode ser vantajoso. E caso a pessoa tenha os dois aplicativos instalados, as notificações das demandas continuam acontecendo pelo Tarefas, ao invés do Agenda.

Apesar da integração, não há indícios de que a big tech vá excluir o Tarefas. Também não há notícias sobre a chegada do recurso na versão iOS.

Olhar Digital