Google Chrome agora pode ler arquivos PDF no Android

O Google Chrome é o navegador mais completo para Android, com boa integração com os serviços do Google e melhorias contínuas no desempenho, especialmente no tempo de carregamento das páginas.

No entanto, o Chrome sempre teve a limitação de não ter um leitor de PDF integrado, exigindo o uso de aplicativos de terceiros. Isso está prestes a mudar, com a integração do leitor de PDF nativo do Android no navegador.

Confirmado pelo site Android Authority, o Chrome agora pode abrir PDFs usando diretamente o leitor de PDF do Android, mas essa função não vem ativada por padrão.

Logo do Google ao fundo e, à frente, em uma tela de smartphone, a letra G do logo da empresa
Função precisa ser ativada pelo usuário do Chrome no Android – Imagem: One Artist/Shutterstock

Como ativar o recurso

  • Para usá-la, é necessário habilitar dois sinalizadores nas configurações do navegador: “Abrir PDF inline no Android” e “Abrir PDF inline no Android pré-V”.
  • O recurso foi visto pela primeira vez no Chrome 123 para Android em fevereiro de 2024, mas só funcionará no Chrome 132 beta ou versões posteriores, e será compatível com dispositivos Android 12 ou mais recente.
  • Após ativar o recurso, o Chrome usará a biblioteca Jetpack PDF para abrir os PDFs.
  • Embora a funcionalidade seja básica, permite pesquisar o conteúdo e fazer anotações com caneta ou marcador. As anotações podem ser salvas diretamente no Google Drive.

Contudo, a capacidade de assinar PDFs digitalmente continua ausente. Para recursos mais avançados, é possível utilizar editores de PDF dedicados. O leitor de PDF está disponível no Android 15 e foi lançado para versões anteriores (Android 12+) por meio de uma atualização do Google Play System.

O Google ainda não anunciou quando o recurso será lançado oficialmente no Chrome, mas os usuários podem ativá-lo manualmente enquanto aguardam.

Imagem para ilustrar tutorial acerca do Google Chrome
Navegador passa a ter leitor nativo de PDF – Imagem: 2lttgamingroom/Shutterstock.
Olhar Digital