É até inocência, em pleno 2022, acreditar que big techs têm pouca influência na vida das pessoas. A pesquisa da Ipsos ‘The Most Influential Brands’, ou ‘As Marcas Mais Influentes’, em português, chegou a sua nona edição e mostrou que oito das dez primeiras listadas entre brasileiros são do ramo de tecnologia. E, claro, o ranking é encabeçado pelo Google.
A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (12), é mais uma comprovação da força dessas empresas. Logo depois do Google, os brasileiros destacaram a influência da Samsung, com o YouTube, quer pertence também à Alphabet, empresa mãe do Google, fechando o pódio.
O top 10 da pesquisa da Ipsos tem dois empates e segue com Netflix (4º), Lojas Americanas (5º), Amazon (6º), Facebook e Mastercard (7º), Natura e Nestlé (8º), Mercado Livre (9º) e Microsoft (10º). Quatro marcas não figuraram na pesquisa do ano passado. São elas: Netflix, Lojas Americanas, Amazon e Natura.
Nesse ranking, duas marcas brasileiras são listadas. Justamente as novatas Lojas Americanas e Natura. A pesquisa usa seis dimensões para avaliar a influência das marcas. Os critérios são inovação, confiança, presença, responsabilidade social, engajamento online e o desempenho durante a pandemia da Covid-19. Neles, as Lojas Americanas foi destaque em dimensão de engajamento na internet e a Natura na responsabilidade social.
“Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”, avaliou Marcos Calliari, CEO da Ipsos Brasil.
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