Google pode excluir recurso importante do Maps no Android; veja

Google anunciou em 2022 que eliminaria o “modo carro” no Maps, o que otimizaria o painel do aplicativo para carros. Uma nova possibilidade mais compacta surgiu, chamada apenas de “modo de direção”, mas essa também deve ser descontinuada em fevereiro de 2024 no Android.

Caso se concretize, a mudança deve alterar as funcionalidades e o design do app.

Modo de direção

O modo de direção assistente era uma página inicial do Maps que contava com recursos como sugestões de música, podcasts e notícias para o usuário escutar enquanto dirige. Além disso, ele fornecia mapas, instruções de direção, controles de áudio e atalhos para ler e enviar mensagens.

O que substituiu foi o modo de direção do Google Maps, um barra preta na parte inferior da tela com acesso rápido para a assistente virtual, iniciador de música e outros streamings, mas de forma mais discreta.

Interface do app mostrando apenas como o “modo de direção” (Imagem: 9to5Google/Reprodução)

Google Maps em 2024

  • No entanto, segundo o site 9to5Google, o modo de direção também deve desaparecer nos próximos meses, em fevereiro de 2024. A descoberta foi feita pelo site através dos códigos do app.
  • Se isso for verdade, não está claro como o Google Maps pretende substituir esse recurso, que, atualmente, fornece atalhos rápidos para o usuário utilizar durante a direção, além de dar instruções para chegar no destino programado.
  • Uma possibilidade é que ele fique apenas com a tela inicial com o mapa e os recursos visuais de direção, como os que indicam a rota a seguir.
  • Isso também mudaria o design da interface.

Olhar Digital