O Google Stadia está se reinventando, e aposta em gratuidade para atrair novos jogos e jogadores para o serviço de games na nuvem.
O serviço nunca se firmou desde o lançamento. Mas agora o Stadia parece estar andando na direção correta para atrair gamers e desenvolvedores de jogos, e o que simboliza isso é a a palavra “grátis”. O Google reduziu drasticamente as ambições acerca do Stadia, passando de um objetivo de se tornar uma companhia de games para oferecer serviços a publicadoras de jogos.
Algumas mudanças na estratégia da companhia apontam para isso. O Google permitirá que desenvolvedores de jogos Stadia ofereçam testes gratuitos acessíveis de forma instantânea, sem exigir login em uma conta Stadia para jogar. A companhia também permitirá que pessoas naveguem na loja Stadia em busca de testes gratuitos, jogos gratuitos e jogos para comprar, tudo sem precisar acessar uma conta Stadia, e nem mesmo uma conta Google.
Além disso, desenvolvedores poderão transferir jogos Unreal Engine e Unity facilmente para o Stadia, tendo acesso a ferramentas como o DXVK. Os parceiros como a AT&T também poderão se inscrever para usar tecnologia Google para ofertar demos gratuitas e jogos pagos próprios.
Assim, o Stadia vende para os desenvolvedores a ideia de gratuidade e facilidade para levar jogos para a plataforma de nuvem do Google, disponibilizando para os gamers imediatamente. Já os jogadores podem ver no Stadia um lugar onde você pode testar um jogo antes de comprar, sem risco atrelado. E, caso o jogador goste do que está jogando e queira continuar, um único pagamento ao final do período de teste basta.
Apesar de não ser complicado encontrar jogos gratuitos hoje em dia, encontrar uma plataforma de games gratuita na nuvem para jogar games para PC quando só se tem um smartphone, um tablet, ou um PC fraco, é uma vantagem e tanto.
Olhar Digital