Google vai dizer se imagem que você vê teve dedo da IA no meio

Os resultados de pesquisas no Google Imagens vão te mostrar se a imagem que você acessou foi criada ou editada com ferramentas de inteligência artificial (IA). A big tech planeja implementar a tecnologia para isso ao longo dos próximos meses.

Esse sistema faz parte da Coalizão para a Proveniência e Autenticidade do Conteúdo (C2PA). Outras big techs apoiam a autenticação da C2PA – entre elas: Adobe, OpenAI e Microsoft. A integração desta tecnologia ao buscador do Google vai ser um grande teste para a iniciativa.

Busca do Google vai usar autenticação para sinalizar se imagem foi feita com IA

A nova sinalização vai aparecer no campo “sobre esta imagem” nos resultados da Busca do Google, conforme divulgado pela empresa. Ele aparece quando você clica nos três pontinhos, na parte de cima da imagem (veja abaixo).

Captura de tela de busca no Google Imagens com campo "sobre esta imagem" destacado
Informações sobre origem envolvendo IA (ou não) de imagens vão aparecer no campo “Sobre esta imagem” no Google (Imagem: Reprodução/Google)
  • A autenticação da C2PA é um padrão técnico que inclui informações sobre a origem das imagens. Ele funciona tanto em hardware quanto em software.

O Google ajudou a desenvolver o padrão técnico da C2PA mais recente (versão 2.1). A iniciativa pretende lançar uma lista com plataformas que chequem a origem do conteúdo.

Por exemplo, se os dados mostram que uma imagem foi tirada por um modelo específico de câmera, a lista de confiança ajuda a validar que essa informação é precisa.

Laurie Richardson, vice-presidente de confiança e segurança no Google

Autenticação no Google Ads (e possivelmente no YouTube)

Mão segurando smartphone que está mostrando o logo do Google
Google planeja implementar tecnologia que vai te mostrar se imagem foi criada ou editada por ferramentas de IA (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Imagens usadas em anúncios veiculados pelo Google também estarão sujeitas a essa autenticação. “Nosso objetivo é aumentar isso ao longo do tempo e usar os sinais da C2PA para informar como aplicamos políticas-chave”, escreveu Laurie no artigo publicado no blog do Google.

A vice-presidente de confiança e segurança também informou que o Google “explora maneiras de transmitir informações da C2PA aos espectadores no YouTube quando o conteúdo é capturado com uma câmera”. Segundo ela, a big tech vai anunciar “atualizações” sobre isso ainda em 2024.

Desafios da autenticação de imagens

O Google é uma das primeiras big techs a adotar o padrão de autenticação da C2PA. Mas essa adoção tem sido lenta. E ainda tem chão para funcionar em diversos modelos de hardware e versões de software.

O site The Verge listou os principais desafios para a adoção dessa autenticação. São eles:

  • Algumas (ou seja, não todas) câmeras da Leica e da Sony suporta o padrão C2PA, que adiciona metadados das configurações do aparelho e localização da captura das imagens;
  • Canon e Nikon prometeram adotar o padrão da C2PA, mas, até o momento, não cumpriram;
  • Não se sabe se Apple e Google vão implementar o suporte à autenticação da C2PA ao iPhone e aparelhos com Android;
  • Photoshop e Lightroom, da Adobe, adicionam dados da C2PA, mas Gimp, Affinity Photo e outros programas do tipo, não;
  • Definir como mostrar esses dados quando forem adicionados às imagens (maioria das grandes plataformas on-line ainda não tem rótulos para isso).

Olhar Digital