Previous
Next
Previous
Next

Governador lança programa educacional e prevê escolas em tempo integral em todos os municípios

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador João Azevêdo lançou, nesta segunda-feira (12), o programa Integra Educação PB, que prevê colaboração em educação do Estado com municípios. Ele assinou o projeto de lei que será encaminhado para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

O programa tem como o objetivo alfabetizar 100% das crianças paraibanas na idade certa, corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino.

Outras metas são ter o mínimo de taxa de abando de crianças no ensino, chegando em 1%, melhorar em 10 anos as taxas de aprendizagem no ensino fundamental e oferecer vagas a todos os estudantes.

João declarou durante o lançamento que o projeto prevê implantação de escola em tempo integral em todos os municípios da Paraíba.

“Passa pela implantação de escola de tempo integral nos municípios. Essa é uma meta que deve ser buscada para cada município. A Paraíba em termos de ensino estadual será em 2021 o Estado em maior número percentual em escolas em tempo integral. Em todos os municípios teremos ao menos uma escola em tempo integral”, disse.

De acordo com o Governo do Estado, serão beneficiados aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes paraibanos com o objetivo de melhorar os indicadores da educação básica.

Estratégia de ação

O secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado, revelou a estratégia de ação do Governo para atingir as metas do programa.

Serão utilizadas sequências didáticas com foco na alfabetização. Também será implantada avaliação em larga escala para os municípios paraibanos.

O estado lançará um sistema de gestão de dados escolares, uma caderneta online. Será oferecida também consultoria para implantação de escolas em tempo integral, nos moldes da Escola Cidadã Integral.

Para os professores, será feita a formação continuada em gestão pedagógica, gestão escolar e protagonismo infanto-juvenil.

Será criado o painel de alfabetização da Paraíba, consolidando estudante a estudante as habilidades aprendidas ao longo do bimestre para apoiar o planejamento do professor.

Colaboração

O Estado ainda revelou como será feita a colaboração com os municípios. Veja:

 

wscom