Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Governadores do NE se reúnem com Anvisa nesta terça para debater liberação da vacina Sputinik

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste informou que os governadores dos estados nordestinos terão uma reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir sobre autorização de importação e uso emergencial da Sputinik V. O encontro será nesta terça (6), por meio de videoconferência. A previsão é de que 37 milhões de doses do imunizantes cheguem nos próximos meses.

A Sputinik V possui 94% de eficácia, o que está sendo confirmado diariamente pelos 51 países que estão aplicando a vacina. “É uma comprovação na prática do sucesso da vacina russa”, afirmou Wellington Dias.

Segundo a própria Anvisa, os processos de pedidos de importação da Sputnik V estão sendo analisados de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) 476/2021, que estabelece os procedimentos e requisitos para submissão de pedido de autorização excepcional e temporária para importação e distribuição de medicamentos e vacinas contra Covid-19.

A norma é específica para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2), nos termos da Lei nº 14.124, de 10 de março de 2021.

A compra das doses foi realizada no último dia 15 de março, virtualmente, com a presença do governador Wellington Dias, do diretor-presidente do Fundo Soberano Russo, Kirill Alexandrovich Dmitriev e o governador da Bahia, Rui Costa.

wscom