O Fórum dos Governadores encaminhou ofício ao senador Omar Aziz, presidente da CPI da Pandemia, questionando sobre as informações solicitadas a estados e municípios para investigação da Comissão. Os governadores defendem a fiscalização apenas dos recursos da União repassados voluntariamente aos demais entes federados para as ações de prevenção e combate à pandemia da Covid-19.
Devem ser excluídas as matérias de competência atribuída aos Estados, Distrito Federal e Municípios, que devem ser objeto de apuração no âmbito local e pelos órgãos competentes, segundo os líderes.
A posição dos governadores ocorre após consultoria do Senado classificar alguns pedidos de informação como uma “verdadeira devassa” nos estados e municípios.
O ofício dos governadores ainda traz nota técnica do Colégio Nacional de Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal apontando a base dos princípios federativo e da legalidade do pedido.
“Assim, à luz do entendimento jurídico da Consultoria Legislativa dessa Casa Parlamentar, tendo em vista o artigo 146 do Regimento Interno supramencionado, requeremos que sejam confirmadas ou não as solicitações encaminhadas, apontando-se quais e em que pontos específicos deverão ser efetivamente atendidas. Frisamos que este requerimento não pretende criar qualquer embaraço ao inquérito parlamentar, que tem todo o nosso apoio. Ocorre, contudo, que todos os agentes públicos têm o dever de zelar pela legalidade, daí a imperatividade dos esclarecimentos, lastreados em superveniente Nota Técnica da Consultoria Legislativa do Senado, datada de 10 de maio do ano em curso”.
Revista Nordeste