A OpenAI anunciou oficialmente que iniciou o treinamento de seu novo modelo de inteligência artificial principal, que sucederá a atual tecnologia GPT-4, modelo que alimenta o popular chatbot ChatGPT. A startup sediada em San Francisco revelou esse desenvolvimento em um post no blog. Ali, ela enfatiza o potencial do novo modelo para trazer “o próximo nível de capacidades” como parte de seu objetivo de alcançar a “inteligência artificial geral” (AGI), uma máquina capaz de realizar qualquer tarefa intelectual que um humano pode.
Espera-se que o novo modelo impulsione diversos produtos de IA, incluindo chatbots, assistentes digitais, motores de busca e geradores de imagens. A OpenAI destacou que esse avanço continuará a expandir os limites da tecnologia de IA, com melhorias esperadas a cada dois a três anos.
A OpenAI iniciou recentemente o treinamento de seu próximo modelo de ponta e esperamos que os sistemas resultantes nos levem ao próximo nível de capacidades em nossa jornada rumo à AGI. Embora tenhamos orgulho de construir e lançar modelos que são líderes da indústria tanto em termos de capacidades quanto de segurança, acolhemos um debate robusto neste momento importante.
OpenAI em comunicado
Apesar de o mundo da tecnologia seguir esperando pelo GPT-5, a OpenAI não divulgou como o novo modelo se chamará. Mas, independentemente do nome, o esperado é que o modelo dê um grande salto em relação aos anteriores.
Medidas de segurança
O anúncio do novo modelo veio em uma postagem onde a OpenAI estabelece um Comitê de Segurança para abordar os riscos associados às tecnologias de IA avançadas. Este comitê tem como objetivo formular políticas e processos para proteger a tecnologia, com contribuições de especialistas e figuras notáveis, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman, e os membros do conselho Bret Taylor, Adam D’Angelo e Nicole Seligman.
A empresa planeja implementar essas políticas até o final do verão ou outono americanos, o que corresponderia a algum momento entre os meses de setembro e dezembro.
Mudanças na liderança e preocupações com segurança
A OpenAI passou por mudanças internas significativas, particularmente com a saída do cofundador Ilya Sutskever, que foi uma figura chave nos esforços de segurança da empresa. Sua demissão, juntamente com a de Jan Leike, co-líder da equipe Superalignment, levantou preocupações sobre o comprometimento da OpenAI em abordar os riscos da IA.
A pesquisa de segurança a longo prazo da empresa agora está integrada em seus esforços mais amplos, liderados pelo cofundador John Schulman. O novo Comitê de Segurança supervisionará o trabalho de Schulman para garantir que as tecnologias permaneçam seguras.
Desenvolvimentos recentes e controvérsias
O modelo atual GPT-4 da OpenAI, lançado em março de 2023, pode realizar tarefas como responder perguntas, escrever e-mails e analisar dados. Uma versão atualizada, GPT-4o, revelada neste mês, também possui capacidades como gerar imagens e interagir em uma voz altamente conversacional.
Esta nova capacidade de voz recentemente chamou a atenção quando a atriz Scarlett Johansson alegou que utilizava uma voz assustadoramente similar à dela, levando a uma ação legal contra a OpenAI. A empresa nega.
Desafios e perspectivas futuras
O treinamento de novos modelos de IA envolve uma análise extensiva de dados digitais, incluindo sons, fotos, vídeos e conteúdos textuais. Este processo pode levar vários meses ou até anos, com tempo adicional necessário para testes e ajustes antes do lançamento público.
Este cronograma sugere que o novo modelo da OpenAI pode não estar disponível por mais nove meses a um ano ou mais. No entanto, rumores anteriores sugeriram que a nova IA pode chegar ainda em 2024.
Olhar Digital