Guia do Campeonato Paraibano 2019: tudo o que você precisa saber sobre o torneio

A 109ª edição do Campeonato Paraibano começa neste fim de semana. Com o tradicional equilíbrio e uma disputa bem aberta, o estadual de 2019 vai contar com o Botafogo-PB, atual bicampeão, buscando um tricampeonato que não acontece desde a década de 1980, quando o Treze protagonizou a façanha. O Galo da Borborema, por sua vez, deseja sair do jejum e voltar a levantar a taça, algo que não acontece desde 2011. Completando o trio de ferro está o Campinense, que apostou em Francisco Diá, o último técnico a levar a Raposa ao título, para voltar a viver dias melhores. O estadual ainda conta com a tradição completa das equipes sertanejas – Atlético-PB, Esporte e Nacional de Patos, além do Sousa – e de clubes emergentes, como CSP, Serrano-PB e a boa novidade trazida por uma Perilima que está sob nova direção e vem com investimento.

Clubes, grupos e tabela já estão definidos. A edição 2019 do Campeonato Paraibano está prestes a começar. Por isso, o GloboEsporte.com apresenta agora o tradicional guia do estadual. Confira!

FPF SOB NOVO COMANDO
O ano de 2019 tem tudo para marcar uma nova época do futebol paraibano. Isso porque, um ano após a Operação Cartola, que escancarou esquemas pesados de corrupção no futebol do estado, e os seus desdobramentos, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) inicia a temporada sob nova direção. Esta, inclusive, vai ser a primeira edição da 1ª divisão com Michelle Ramalho sendo a presidenta da entidade. E, mais do que isso, a mandatária ganhou um forte apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para organizar a competição.

E nessa parceria entre a FPF e a CBF, a entidade máxima do futebol brasileiro enviou representantes, como Arthur Alves, que está responsável por coordenar a arbitragem, que ganhou o reforço de Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, paulista do primeiro escalão do apito no Brasil. Além disso, Manoel Flores, diretor de competições da CBF, participou do arbitral que definiu o regulamento da edição do estadual de 2019.

Nos mínimos detalhes, o apoio da CBF está presente até mesmo no logotipo oficial do Paraibano de 2019. Ou seja, para a nova edição, as cores da bandeira do estado, vermelho e preto, ficaram fora, e o mapa da Paraíba ganhou o verde, o amarelo e o azul, cores da bandeira do Brasil.

A nova gestão da FPF, no entanto, começa também envolvida em polêmicas. Reportagem do Esporte Espetacular, da TV Globo, ainda em dezembro, apontou supostas irregularidades no processo eleitoral. Michelle Ramalho agiu rápido e criou uma comissão de clubes para investigar toda a documentação do pleito, inclusive com a presença do Ministério Público.

Polêmicas à parte, a presidenta da FPF parte para o seu maior desafio no ano de 2019: organizar um campeonato limpo e sem problemas, diferente dos últimnos que protagonizaram aberrações por parte de clubes e entidade e terminam em processos na justiça. A missão está lançada!

O REGULAMENTO
Para 2019, o Campeonato Paraibano vai ser realizado em 14 datas, começando no dia 12 de janeiro e chegando ao fim no dia 21 de abril. Os 10 clubes que estão na disputa foram distribuídos em dois grupos de cinco. Na primeira fase, os times da Chave A enfrentam os da B em duelos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem vaga nas semifinais, enquanto os lanternas estarão rebaixados para a 2ª divisão de 2020.

O detalhe é que o sorteio que definiu o posicionamento de cada clube contou com critérios. Por exemplo, Campinense e Treze necessariamente não poderiam ficar na mesma chave, da mesma forma, acompanharam: Sousa e Atlético-PB, Botafogo-PB e CSP, Nacional e Esporte de Patos, além de Serrano-PB e Perilima. Ou seja, o Clássico Tradição, entre Botafogo-PB e Treze, não vai acontecer durante a primeira fase do estadual.

No mata-mata, não há cruzamento entre as chaves; líder e vice-líder do Grupo A se enfrentam em jogos de ida e volta, de um lado, assim como os da Chave B duelam em duas partidas do outro. Os vencedores ao longo dos 180 minutos vão fazer a decisão, programada para abril, também em dois confrontos.

O formato é semelhante ao de 2018, porém é mais enxuto e mais claro em seus detalhes. Inclusive, a princípio, o regulamento agradou todos os representantes de clubes e da FPF.

O PARAIBANO COMEÇOU EM 1907, 1917 OU 1919?
Falar da história do Campeonato Paraibano é um desafio. Isso porque são vários asteriscos ao longo dos anos, e a FPF não faz nenhum esforço para colocar um ponto final nas dúvidas. A começar pelo ano da primeira competição. Muitos cravam 1917, quando o Pio X se sagrou campeão de um campeonato minimamente organizado; outros apontam para 1919, quando surgiu a Liga Desportiva Parahyba, precursora da atual Federação.

Mas, nos últimos anos, os historiadores vêm considerando mais a hipótese de o primeiro campeonato ter sido realizado em 1908, quando finalmente os times existentes à época se organizaram para uma disputa. Essa é a linha também adotada neste guia.

Ainda assim, existem outras polêmicas. O campeonato de 1922 não aconteceu, mas o Pytaguares é reconhecido como campeão daquele ano por ter vencido o Torneio Início. Em 1930 e 1951, o campeonato de fato não aconteceu. Em 1975, o título foi dividido por Botafogo-PB e Treze, mas até hoje o Campinense briga na Justiça para tirar a taça do Galo e ser proclamado campeão. Em 1985, o campeonato não foi decidido por falta de datas; e em 2002, o Botafogo-PB questiona o título do Atlético de Cajazeiras, que teria escalado um jogador irregular. Para a Federação, vale o que foi decidido em campo.

Sendo assim, eis os campeões paraibanos ano a ano:

OS CLUBES
O Campeonato Paraibano de 2019 vai contar com Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Esporte de Patos, Nacional de Patos, Perilima, Serrano-PB, Sousa e Treze. Muitas camisas pesadas chegam para realizar uma competição que muito promete. Confira abaixo o perfil de cada clube (importante ressaltar que as listas de elencos abaixo são as mais recentes divulgadas pelas próprias equipes e podem diferir da realidade que vai a campo a partir deste fim de semana).

Com o aval do icônico presidente Aldeone Abrantes, o Sousa montou um time bastante interessante para a temporada 2019. Segundo o presidente, o elenco comandado por Jazon Vieira conta com paredão, xerife, maestro e matador. Bom humor do mandatário do Dinossauro à parte, o plantel realmente parece convincente.

Os candidatos a destaque são o atacante Marcelo Nicácio, ex-Ceará, e o meia André Beleza, ex-Botafogo-PB e Treze, que, inclusive, vai vestir a 10. Além deles, o goleiro Ricardo, ídolo da torcida, o lateral Iranilson, ex-Ferroviário-CE, e o zagueiro Ramon, ex-Moto Club, são nomes que podem ser importantes.

O técnico Jazon Vieira é quem vai ter a missão de comandar a equipe. Em 2018, o comandante foi responsável por colocar o Dinossauro no mata-mata, caindo para o Botafogo-PB, o campeão, na fase anterior à semifinal.

O Sousa tem um bom time, mas está numa chave pesada, ao lado de outros campeões estaduais. Passar de fase é sim o objetivo principal do Dinossauro no Paraibano, porém, vai desafiar Botafogo-PB, Treze, Serrano-PB e Nacional de Patos.

CONFIRA O ELENCO DO SOUSA PARA 2019:
Goleiros: Murilo, Ricardo e Roniele
Laterais-direitos: Iranilson e Renatinho
Zagueiros: Vagno, Lucas Straub, Ramon, Marcelo e Pedro
Laterais-esquerdos: Kaike e Kayro
Volantes: Dim, Rafinha e Antonio Victor
Meias: André Beleza, Willian Bersan e Luanderson
Atacantes: Marcelo Nicácio, Naôh, Testinha e Jonas Piu Piu
Técnico: Jazon Vieira

Uma equipe para lá de rodada e ao mesmo tempo jovem para embalar o sertanejo Nacional de Patos no próximo Campeonato Paraibano. A começar pela comissão técnica, que vai ter Índio Ferreira como o treinador. O comandante retorna ao futebol paraibano, onde viveu altos e baixos nos últimos dois anos. Se em 2017, por Internacional-PB e Sousa, o técnico foi eleito o melhor na função, em 2018, porém, a sua passagem pelo Atlético de Cajazeiras não foi das melhores.

Agora vai ser a vez de Índio comandar o Nacional de Patos e, se mantendo no Sertão, quer repetir os tempos de Sousa e esquecer a fase no Atlético-PB. Para compor o seu elenco, o treinador trouxe nomes de confiança, como o do zagueiro Carlão, do meia Birungueta e também do atacante Isaías.

Por sinal, Isaías é quem comanda o ataque. O atacante, que já defendeu Auto Esporte e São Paulo Crystal, é candidato a artilheiro do campeonato.

CONFIRA O ELENCO DO NACIONAL DE PATOS PARA 2019:
Goleiros: Júnior Conceição, Nilton e Geffson
Laterais-direitos: Romarinho e Aldry
Zagueiros: Carlão, Reydson, Wesley, Airton Júnior, Taynan e Márcio Paraíba
Laterais-esquerdos: Marcelo Bispo,e Ciel
Volantes: Mychell, Célio, Rico e Curuca
Meias: Birungueta, Celinho, Messinho e Jairo
Atacantes: Rodrigo Potim, Isaías e Mosquito
Técnico: Índio Ferreira

Rumando para uma temporada para lá de importante, o Serrano-PB vai contar com o experiente técnico Luciano Silva. Tudo isso para o ano em que o Lobo da Serra vai disputar, além do Paraibano, o Campeonato Brasileiro da Série D. E os desafios não param por aí: o grupo difícil no qual caiu no estadual vai obrigar a equipe a buscar superar clubes como Botafogo-PB e Treze.

Dentro de campo, o nome mais experiente é o do lateral-direito Ferreira, que acumula passagens por Botafogo-PB, Campinense e Treze. O Lobo também conta com a experiência do também lateral Jefferson Sandes, ex-Galo da Borborema, e do atacante Pedro Henrique, que já atuou na Europa e no futebol asiático.

No início da pré-temporada, o Serrano-PB ainda sofreu duas baixas no setor ofensivo. O primeiro foi Rafael Ibiapino, destaque do Alviverde de Campina Grande na temporada 2018, que recebeu uma proposta e fechou com o Botafogo-PB, e o atacante Dodô, que também chegou a ser anunciado, mas recebeu uma sondagem do futebol internacional e voltou atrás no acerto com o Lobo.

Em uma das temporadas mais especiais na história do Serrano-PB, o grupo difícil e a falta de um elenco mais cascudo, copeiro, podem ser dois entraves para o Lobo da Serra vingar em 2019.

CONFIRA O ELENCO DO SERRANO-PB PARA 2019:
Goleiros: Rodrigo Calchi, Jucimário (Juci) e Victor Berckamp
Laterais-direitos: Lucas Martuchello, Ferreira, Igor Soares e Davyd
Zagueiros: Iago, Lucas Coelho, Weverson e Darlan
Laterais-esquerdos: Jefferson Sandes
Volantes: Igor Vinícius e Fernando Luiz
Meias: Igor Rodrigues, Caike, Renatinho, Diego Furtado, Gabriel, Luan, Anderson e João Vitor
Atacantes: Neto, Jones, Mayke, Lucas Silva, Éverton Henrique, Cláudio, Maicon e Tales
Técnico: Luciano Silva

De volta à Série C do Brasileirão, o Treze agora tenta melhorar o seu desempenho no Campeonato Paraibano. Na temporada passada, a má campanha foi encerrada com a eliminação para o Botafogo-PB, com direito a derrota na ida e na volta na semifinal. Para 2019, porém, o espírito é outro. Porém, do elenco responsável por devolver o Galo da Borborema à terceira divisão do futebol nacional, poucos ficaram e, por sinal, são os pilares do elenco.

Quem puxa a fila é o goleiro Mauro Iguatu, eleito pela torcida alvinegra o cara do Treze em 2018. O clube também manteve o zagueiro Brumati e o bom volante Carlos Copetti. O trio lidera a transição para o ano que vem.

Vale lembrar que o comando técnico também foi trocado: saiu Flávio Araújo, que foi para o Sampaio Corrêa, e chegou Maurílio Silva. A missão do novo treinador é indigesta, vai ter expectativas mais elevadas, já que o seu antecessor conseguiu recuperar o moral do grupo e encerrar a temporada com o vice-campeonato da Série D.

Dentre os reforços, estão o meia Jean Natal, que herdou a camisa 10 de Marcelinho Paraíba, atualmente na Perilima, e o atacante Teco, que chega como uma aposta para um Alvinegro de Campina Grande bem modificado, mas motivado a voltar a ter dias melhores.

Do Trio de Ferro, o Treze é o que vive a maior seca de título estadual. Desde 2011 que o time não conquista o Paraibano. De lá para cá, foram dois vices, um em 2013 e outro em 2017.

CONFIRA O ELENCO DO TREZE PARA 2019:
Goleiros: Mauro Iguatu, Alex e Careca
Laterais-direitos: Diego Superti
Zagueiros: Leo Fioravanti, Júlio Machado, Eduardo, Paulo Mateus e Brumati
Laterais-esquerdos: Patrick Calmon e Tales
Volantes: Elielton, Misso, Samuel, Marinho, Juninho e Carlos Coppetti
Meias: Jean Natal, Chiquinho e Diogo Peixoto
Atacantes: Adailton, Marcão, Ewerton, Ramos, Teco, Victor Kauã e Saldanha
Técnico: Maurílio Silva

Atual bicampeão estadual consecutivo, o Botafogo-PB chega em 2019 como o principal candidato ao título. Apesar das polêmicas e dos afastamentos dos principais dirigentes em decorrência da Operação Cartola, o clube sobreviveu muito bem e promete novamente brigar em quase todas as frentes na nova temporada.

O elenco possui muitos remanescentes, a começar pelo comandante Evaristo Piza, que participou ativamente da montagem do elenco para o novo ano. Além do técnico, nomes cascudos como o goleiro Saulo, o meia Marcos Aurélio e o atacante Nando seguem na Maravilha do Contorno.

Apesar das estrelas, é necessário ressaltar o bom desempenho de um atleta discreto. O meia Clayton também segue no Botafogo-PB em 2019 e pode ser o principal candidato a craque. Isso porque o jogador encerrou a temporada passada em alta, possui 26 anos e costuma se manter muito regular.

+ Acompanhe o dia a dia do Belo

Dentre as contratações, os principais nomes estão na zaga. O primeiro é Willian Goiano, que chega ao Belo após muito se destacar no Campinense. O segundo é o jovem Donato, que foi revelado pelo Atlético Mineiro e é candidato a liderança no Alvinegro de João Pessoa. Na defesa, a baixa foi Walber, que foi para o Sport em contrato que, a princípio, vai ser de empréstimo.

Vale ressatar que, dos 10 clubes que disputam o Campeonato Paraibano, apenas o Botafogo-PB vai jogar também a Copa do Nordeste. Portanto, o Belo vai ter duas competições mais intensas neste primeiro semestre. Na Copa do Brasil, os representantes são o Alvinegro e o Campinense, atuais campeão e vice estaduais.

CONFIRA O ELENCO DO BOTAFOGO-PB PARA 2019:
Goleiros: Saulo, Rhuan e Hudson Júnior
Laterais-direitos: Nêgo Potiguar, Roniery e Israel
Zagueiros: Willian Goiano, Lula e Donato
Laterais-esquerdos: Fábio Alves e Charles
Volantes: Rogério e Carlão
Meias: Marcos Aurélio, Clayton, Marcus Vinícius e Ronaldo Viana
Atacantes: Netinho, Dico, Adalgiso Pitbull, Paulo Renê, Nando e Rafael Ibiapino
Técnico: Evaristo Piza

Altos e baixos marcaram as últimas temporadas do Atlético de Cajazeiras no Campeonato Paraibano. Enquanto o time ficou entre os quatro primeiros e foi para o mata-mata em 2017, o 2018 foi de brigar para não cair e, por fim, de sobreviver no quadrangular da morte. No entanto, o que teve em comum nas duas campanhas do Trovão foi que, em ambas as competições, o técnico Ederson Araújo teve participação, seja por ajudar a equipe a brigar pela vaga no G-4 no ano retrasado, como também por salvar do rebaixamento nesse último ano. É por essas e outras que comandante é o trunfo cajazeirense para o Campeonato Paraibano de 2019.

Para o novo ano, o Atlético-PB viveu momentos de tensão, não tinha um presidente e perigou chegar à competição repleto de indefinições. Contudo, parece que as coisas mudaram e o clube investiu no elenco. Afinal, o principal reforço foi o meia Marcinho, que acumula passagens por diversos clubes tradicionais no país. Na Paraíba, o jogador foi camisa 10 de Botafogo-PB e Campinense e chega ao Trovão Azul aos 37 anos e ainda com lenha para queimar.

Por fim e não menos importante, é preciso ficar de olho. Num elenco com um nome pesado como o de Marcinho, e de remanescentes que costumam se destacar na equipe, como os dos volantes Luiz Gustavo e Romerito, o lateral-esquerdo Jackinha pode ser uma peça interessante. O ex-jogador do Campinense chega sem muito holofote ao município de Cajazeiras, mas pode dar a bagagem necessária para que o clube faça um bom estadual.

CONFIRA O ELENCO DO ATLÉTICO-PB PARA 2019:
Goleiros: Fernando Henrique e Alexandre
Laterais-direitos: Michel e Felipe
Zagueiros: Lucas Rocha, Saulo e Renan
Laterais-esquerdos: Jackinha e Pedro
Volantes: Luiz Gustavo, Jeferson Ceará, Romerito e Hugo
Meias: Leandro Ferreira, Marcinho e Mendes
Atacantes: Soares, Samuel Rodrigues, Bruno e Tchê Tchê
Técnico: Ederson Araújo

Atual campeão paraibano da 2ª divisão, o Esporte de Patos aposta praticamente na mesma base que disputou a competição no segundo semestre de 2018. O problema é que o time sofreu algumas perdas, como a do meia Enercino, principal jogador da equipe na conquista da divisão de acesso. O camisa 10 fechou com o Ferroviário-CE e deixou o Patinho, que apostou em Carioca, ex-CSP, para preencher a lacuna.

Além deles, o time perdeu ainda o goleiro Rhuan, o zagueiro Walber e o meia Fillipi Pires, todos retornando de empréstimo do Botafogo-PB (do Belo, Walber foi para o Sport). Outra mudança que aconteceu foi no comando técnico, no qual Marcos Nascimento passou de treinador para gerente de futebol. Com isso, Washington Lobo, nome bastante conhecido no futebol do estado, é quem vai dirigir o time na beira do campo.

No elenco do Patinho, porém, existem jogadores que foram muito bem na disputa da Segundona, como o atacante Ruan, autor de 5 gols na competição, e o volante Ieures. Além disso, o clube se reforçou com atletas experientes: o lateral-direito Morcego e o zagueiro Eduardo Sousa.

Com um grupo aparentemente entrosado, o Esporte de Patos chega ao Paraibano de 2019 com o objetivo de permanecer na elite.

CONFIRA O ELENCO DO ESPORTE DE PATOS PARA 2019:
Goleiros: Evandrízio, Matheus e Jonathan
Laterais-direitos: Morcego e Jeferson
Zagueiros: Marinho, Eduardo Sousa, Iago Lopes e Augusto
Laterais-esquerdos: Nino Potiguar e Wanderson
Volantes: Ivan, Marcílio, Ieures, Renan Nunes, Otávio, Emerson Papa e Matheus Chagas
Meias: Felipe Quaresma, Cleyton, Neto Parelhas, Wallace e Carioca
Atacantes: Cesinha, Ruan, Douglas Reis e Carlos Caaporã
Técnico: Washington Lobo

Vice-campeã da Segundona e alvo de um imbróglio judicial que parecia não ter fim, a Perilima está mais do que confirmada na elite do Campeonato Paraibano de 2019. É que, com a polêmica envolvendo a suposta escalação irregular do meia Brenno Yuri, o clube correu o risco de ser declassificado da 1ª divisão do estado. Mas o STJD entendeu que que está tudo regular – segue o jogo.

Com grande investimento, a Águia se prepara para surpreender. É que o principal nome do time comandado pelo técnico mexicano Ricardo Campos, Marcelinho Paraíba, renovou e vai disputar mais uma temporada pelo futebol profissional. O camisa 10 e capitão da equipe promete muito empenho para voltar a levantar o título estadual, algo que ele só conseguiu pelo Campinense na década de 1990.

Além do camisa 10, o time trouxe outros nomes pesados, como o do zagueiro Renato Silva, ex-Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Também fechou com a Águia o goleiro Pantera, campeão do Nordeste pelo Campinense em 2013.

Mas também é bom ficar de olho: a dupla de ataque da Perilima é bastante pesada. Cesinha e Manu, nomes quase que certos no Campeonato Paraibano, chegam para disputar a 1ª divisão com status ainda mais elevados, afinal, se destacaram na Segundona, somando 11 gols ao todo.

Com investimento pesado e um time bem encaixado, a Perilima pode surpreender no Paraibano.

CONFRIA O ELENCO DA PERILIMA PARA 2019:
Goleiros: Pantera
Laterais-direitos: Jonathan, Anderson e Fabiano Buchecha
Zagueiros: Matheus Camargo, Renato Silva, Thiago Bob, Arlan e Alysson
Laterais-esquerdos: Lucas Piauí
Volantes: Nonato e Ezequias
Meias: Marcelinho Paraíba, Rodrigo Paraíba, Júnior Lira, Renatinho, Juninho e Gabriel
Atacantes: Cesinha, Manu, Tibério Paraíba, Marcos Vinícius e Edgo
Técnico: Ricardo Campos

Um time completamente novo. O Campinense remodelou todo o elenco para jogar a temporada 2019. Inclusive, o nome mais conhecido está na área técnica: Francisco Diá, o último treinador que conseguiu dar um título ao Rubro-Negro. Já em relação aos jogadores, nenhum é remanescente, e isso gera um ponto de interrogação até mesmo no torcedor mais otimista.

No entanto, o lateral-direito Gustavo, com vasta bagagem no futebol do estado, não é bem uma cara nova. Afinal, o jogador retorna ao Estádio Renatão para este ano. Outro que chama a atenção é o volante Dedé, que chega pela primeira vez ao futebol paraibano. Aos 24 anos, o carioca foi revelado pelo Botafogo e tem passagens por outros clubes do Rio de Janeiro, como Bangu, Boavista e Cabofriense.

Além dele, a versão 2019 do Campinense vai ser marcada por apostas, e nisso a responsabilidade de Francisco Diá só aumenta. Além do estadual, a Raposa vai jogar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D. A participação no mata-mata mais importante do futebol brasileiro é de suma importância para as pretensões raposeiras, já que uma classificação pode resultar em aumento nas rendas e também nos próximos rankings da CBF.

CONFIRA O ELENCO DO CAMPINENSE PARA 2019:
Goleiros: Wagner Coradin, Diego Neto e Caio Ruan
Laterais-direitos: Neílson e Gustavo
Zagueiros: Richardson, Henrique Mattos, Jean e Matheus
Laterais-esquerdos: Alemão, James e João Victor
Volantes: Romeu, Dedé, Cléber, Odair, Gabriel e João Vitor
Meias: Alex Mineiro, Alisson Xabala e João Paulo
Atacantes: Lopeu, Afonso Júnior, Felipe Tchelé, Dênis, Cleiton, Warlei e Chaveirinho
Técnico: Francisco Diá

Diferentemente do Campinense, que reformulou todo o elenco, o CSP não mudou tanta coisa assim. Afinal, o time é praticamente o mesmo da temporada 2018. A grande diferença até aqui é que o experiente atacante Lúcio Curió está de volta ao Tigre. E é justamente ele a única novidade da equipe de João Pessoa, que vai apostar no elenco que chegou ao mata-mata no Campeonato Paraibano de 2018. Para agregar valores à equipe, está também boa parte do grupo que conquistou o estadual sub-19, seguindo a política do clube de revelar jogadores.

Dentro de campo, além de Curió, os destaques são o goleiro Wallace e o meia Leandro. No entanto, comumente o clube costuma revelar talentos. Enquanto nisso, se no ano passado o técnico foi o ex-zagueiro Léo Olveira, a partir de 2019, o papel vai caber a Tazinho. O treinador, que retornou ao CSP em 2018, mas atuando como auxiliar-técnico, vai ser a principal referência na área técnica.

Porém, assim como a política do clube de revelar jogadores, é também costume uma atuação pesada nos treinamentos de Josivaldo Alves, presidente do Conselho Deliberativo e nome mais forte do Tigre.

CONFIRA O ELENCO DO CSP PARA 2019:
Goleiros: Wallace, Arthur e Nathan
Laterais-direitos: Igor e Bahia
Zagueiros: Gilmar, Victor, Anderson Lima e Inha
Laterais-esquerdos: Fábio e Darlan
Volantes: Geo, Senegal, Gustavo e Ramon
Meias: Léo Silva, Leandro e Arthur Diego
Atacantes: Lúcio Curió, Henrique, Léo Alves, Di e Klayvert
Técnico: Tazinho e Josivaldo Alves

*Ge Com a colaboração de Expedito Madruga