Previous
Next
Previous
Next

Hospital Santa Isabel faz mega-mutirão com consultas e mamografias para 500 mulheres, em João Pessoa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Um total de 500 mulheres será atendido por mastologistas neste sábado (16) em um mega-mutirão realizado pelo Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que terá também o agendamento de 500 mamografias.

O ‘Dia D Tudo Rosa’, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do HMSI, através do serviço Saúde da Mulher, faz parte das atividades referentes ao Outubro Rosa, mês da conscientização sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama.

O atendimento, que inclui a garantia de mamografia, será feito em 12 consultórios, durante todo o dia, das 7h às 17h, onde as mulheres passarão por avaliação médica, exames clínicos e solicitação de exames.

“Será um grande mutirão de atendimento. Serão 12 consultórios de mastologia atendendo a demanda específica de mulheres em relação à parte de prevenção de câncer de mama, que começa com a consulta no mastologista e a garantia de que ela terá sua mamografia realizada”, disse a médica Adriana Lobão, diretora geral do Hospital Municipal Santa Isabel.

Ela lembra que o mutirão de consultas em mastologia é uma ação pontual, uma vez que o Programa ‘Tudo Rosa’, lançado no início do mês pelo prefeito Cícero Lucena, prevê o atendimento da mulher todos os meses do ano, garantindo sua mamografia no mês de aniversário. “Se ela não fez mamografia este ano e fizer aniversário em novembro, ela pode procurar a rede de saúde e terá garantida a mamografia”, destacou Adriana Lobão.

Três tendas serão montadas no pátio do hospital, uma para distribuição das fichas, outra para preenchimento das fichas com dados gerais das mulheres que serão atendidas e uma terceira, de acolhimento, onde haverá distribuição de lanches, brindes e educação em saúde, envolvendo uma conversa sobre mitos e verdades sobre o câncer de mama.

Ao passarem pelos consultórios, as mulheres que apresentarem lesões graves e aparentes serão encaminhadas, imediatamente, para a realização da mamografia, que será feita na mesma hora, na carreta do Sesc, estacionada no pátio do Hospital Santa Isabel. A presença da carreta é resultado de uma parceria entre o Sesc e a Prefeitura de João Pessoa.

Já as mulheres que não necessitarem de exames na hora, todas vão sair das consultas com o agendamento da mamografia garantido e que será realizado de forma rápida e por profissionais especializados e qualificados. O agendamento da mamografia de rastreamento será feito pelo Hospital Santa Isabel, que vai informar a usuária da data e hora do exame, que será realizado em uma unidade da Rede de Saúde Municipal.

O agendamento para quem deseja participar da ação e ter direito, portanto, as consultas e mamografias podem ser feitas presencialmente no Hospital Municipal Santa Isabel ou pelo telefone 3218-6704, das 8h às 17h.

O ‘Dia D Tudo Rosa’ conta com o apoio da Ong Amigos do Peito, Sociedade Brasileira de Mastologia-Regional Paraíba, Fórum de Mulheres de Negócios da Paraíba, Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo João Pessoa e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Portal Correio