O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a comissão especial para discutir a implementação do voto distrital misto nas eleições para deputados federais, distritais, estaduais e vereadores vai ser criada após as definições das comissões permanentes da Casa.
Atualmente, no Brasil, utilizamos o sistema majoritário e o sistema proporcional. O sistema majoritário é aplicado nas eleições para senadores e chefes do Poder Executivo. Já o sistema proporcional é utilizado nas eleições para as câmaras de vereadores municipais, as assembleias legislativas estaduais, para a Câmara Legislativa do Distrito Federal e para a Câmara dos Deputados.
Na proposta que será discutida, o voto distrital misto, os candidatos deveriam se candidatar por distrito e somente poderiam receber votos dos eleitores do distrito pelo qual são candidatos. Assim, cada distrito elegeria um deputado federal pelo estado até atingir o número de deputados federais aos quais o estado tem direito.
Conforme o projeto, o eleitor também passa a votar diretamente em um partido de sua preferência, no sistema proporcional, por isso é chamado distrital misto.
O texto foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Portal Correio