A sul-coreana Hyundai está fazendo o recall do Accent nos Estados Unidos, após identificar mais um incidente onde o tensor do cinto de segurança acabou ferindo um passageiro. É o primeiro caso do tipo em um Accent – o modelo de entrada da empresa no mercado norte-americano – mas outras instâncias já ocorreram em veículos como o Elantra.
Tudo começou em 15 setembro de 2021, quando a Administradora Nacional de Segurança de Tráfego (da sigla em inglês, NHTSA) foi informada de um Elantra do ano ter seu tensor acionado de forma anormal, causando fragmentos de metal penetrarem na perna do motorista. Entre outubro e dezembro, o órgão pediu que a Hyundai avaliasse o caso, quando mais uma instância ocorreu, desta vez com o Accent.
O tensor do cinto de segurança é uma das peças mais importantes para a proteção de qualquer veículo automotivo. A função dele é a de travar o movimento do cinto de segurança quando uma desaceleração muito grande e muito repentina é detectada – como é o caso quando você bate o carro.
Entretanto, os veículos com o tensor número 88810J0600, fabricado pela Samsong (não, não erramos: não estamos falando da Samsung), vêm apresentando esse tipo de problema.
De acordo com as informações divulgadas, as mecânicas próprias da Hyundai bem como as parcerias autorizadas foram instruídas a providenciar a troca do componente sem nenhum custo para seus consumidores. Clientes começarão a ser notificados do recall a partir de 25 de fevereiro.
Nos EUA, um modelo 0 km do Hyundai Accent tem preços a partir de US$ 16 mil (R$ 84,06 mil).
Olhar Digital