Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

I Festival do Abacaxi da Cecaf acontece a partir desta quinta-feira

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Nesta quinta-feira (7) terá início o primeiro Festival do Abacaxi na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com o programa João Pessoa Cidade Criativa e o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM).

O Festival se estende até o dia 9 e a programação inclui oficinas, shows gastronômicos, artesanato, rodada de negócios e a comercialização do fruto a preços acessíveis. O objetivo do evento é fortalecer a cadeia produtiva do fruto que, atualmente, colocou a Paraíba em segundo lugar no ranking de produção do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os agricultores que plantam abacaxi estão empolgados com mais um evento no calendário da Cecaf. “Meu vizinho sempre plantou abacaxi, vi que dava resultado e comecei a produzir também. A área é propícia para o cultivo e o produto é de qualidade. Os clientes percebem e a procura é grande”, explicou José Trajano, agricultor familiar residente no município de Alhandra, há 35Km de João Pessoa.

A Cecaf conta hoje com 132 agricultores familiares de 23 municípios paraibanos. No local são comercializados produtos como frutas, verduras, peixes, mariscos, aratu, camarão, goma, farinha de trigo, mandioca, coco ralado, leite e óleo de coco (100% naturais), queijos, manteiga, ovos e bolos, comercializados a preços acessíveis para o consumidor. Também é possível encontrar produtos orgânicos.

“A Cecaf consegue hoje valorizar o agricultor familiar, uma vez que o que eles colhem passa diretamente para o consumidor. Acabamos com a cultura do ‘atravessador’ e isso representa muito para esses trabalhadores que, hoje, conseguem ver a recompensa do seu trabalho árduo no campo”, destacou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Artesanato – As artesãs que comercializam na Cecaf também estão animadas com o evento. Já produziram uma série de produtos tendo o abacaxi como inspiração. “Aprendi a costurar ainda criança, fazia fuxico, conjunto de cama. Então comecei a fazer pra vender, me cadastrei na Prefeitura e hoje estou aqui nesses espaços. Aumentei a variedade de produtos também, hoje trabalho com panos de prato, suporte para sacola, filtros. O Festival deve movimentar ainda mais, assim como acontece no Festival do Milho. Quando soube que ia ter, logo pensei em produtos relacionados ao abacaxi”, destacou Demiana dos Santos, artesão natural de João Pessoa.

Workshops – Durante o evento serão ministradas oficinas de crochê e ponto russo, ministradas pela SPPM. As inscrições são gratuitas e para se inscrever, basta procurar a Cecaf, no José Américo, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, levando RG, CPF e comprovante de residência. Também é possível se inscrever na sede da Secretaria, no Paço Municipal, levando a mesma documentação, em horário de expediente, das 8h às 17h.

Programação – Além das oficinas, shows gastronômicos, rodadas de negócios e workshops, a programação vai abordar também os benefícios do abacaxi para a saúde. Confira: https://midi.as/lWT2.

Localização – A Cecaf está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1.112, José Américo, vizinho ao NATU-TRE.

Secom-JP