IA é uma das ‘grandes apostas’ do YouTube para 2025, diz CEO

A inteligência artificial (IA) está entre as “grandes apostas” do YouTube para 2025. É o que disse o CEO da empresa, Neal Mohan, em sua carta anual. Segundo o texto, a plataforma vai investir em novas ferramentas baseadas em IA para criadores de conteúdo neste ano.

Entre essas ferramentas, estão geração automática de ideias para vídeos, miniaturas personalizadas e recomendação de conteúdo baseada em idade. Também está nos planos oferecer a dublagem automática aos participantes do Programa de Parcerias do YouTube ainda em fevereiro.

IA deve entrar cada vez mais na produção e consumo de conteúdo no YouTube

A introdução da IA na produção de vídeos tem sido alvo de controvérsiassegundo o TechCrunch. De um lado, argumenta-se que o conteúdo criado por IA diluirá o valor do YouTube porque conteúdos mal feitos inundarão a plataforma. De outro, defende-se que a IA vai ajudar na produção de vídeos ao invés de substituir a criatividade.

À frente, logo do YouTube em um smartphone; atrás, página do YouTube em um notebook
YouTube vai investir em ferramentas para detectar e controlar uso de IA na plataforma (Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)

Além disso, o YouTube informou que vai investir em ferramentas para detectar e controlar uso da IA na plataforma. Isso incluirá a expansão de seu programa piloto com a Creative Artists Agency (CAA), que dará mais acesso às pessoas a recursos para identificar e gerenciar conteúdo gerado por IA.

Mohan também disse que o YouTube implantará, ainda em 2025 ano, tecnologia de aprendizado de máquina para estimar as idades dos usuários. O objetivo é ajudá-los a acessar experiências e recomendações adequadas à sua faixa etária, segundo o CEO. Mas ele não explicou como a tecnologia vai determinar as idades nem o que seria feito caso a IA cometa erros.

Além da IA, as outras “grandes apostas” do YouTube para 2025 incluem: foco na plataforma como o epicentro da cultura; YouTube como a nova Hollywood; e ênfase no YouTube em TVs (mais usadas para consumir conteúdo na plataforma do que celulares nos Estados Unidos).

Por que os anúncios do YouTube estão ficando tão longos?

Usuários do YouTube relataram um aumento na frequência de anúncios longos e não ignoráveis, alguns chegando a uma hora, levando à frustração e busca por explicações.

Logo do YouTube em um smartphone
Usuários do YouTube relataram aumento na frequência de anúncios longos e não ignoráveis (Imagem: 19 STUDIO/Shutterstock)

Embora as razões exatas por trás desses anúncios excessivamente longos permaneçam incertas, algumas teorias ganharam destaque.

Olhar Digital