IA mais poderosa já criada, novo ChatGPT deve ser lançado ainda em 2024

A nova versão do ChatGPT pode ser oficialmente lançada em breve. Fontes ligadas à OpenAI, criadora do chatbot, disseram que a tecnologia está sendo testado junto a empresas parceiras e que existe a possibilidade de chegar ao público ainda neste ano.

GPT-5 é visto como uma revolução na IA

Segundo informações do Business Insider, o GPT-5, como está sendo chamado, recebeu um feedback positivo até agora. Uma das avaliações indica que a nova geração do modelo de linguagem é “materialmente melhor” do que a antecessora (atual) GPT-4.

Ela também foi descrita como a inteligência artificial mais poderosa já desenvolvida pela OpenAI. Ainda de acordo com as informações publicadas, a nova versão teria uma função de usar agentes de inteligência artificial para executar tarefas de forma autônoma.

Antes de liberar o novo modelo para o público, a empresa vai fazer um teste de segurança interno e um “red team” de treinamento será formado, um processo no qual os funcionários e uma seleção de pessoas de fora da empresa desafiarão a ferramenta de diferentes maneiras para encontrar problemas antes de disponibilizá-la para todos. Esse é um processo pelo qual o Sora AI, de criação de vídeo hiper-realista, está passando no momento, por exemplo.

A previsão é que o GPT-5 seja lançado no terceiro trimestre de 2024. A OpenAI, no entanto, não confirmou qualquer informação relacionada ao lançamento até agora.

Evolução da tecnologia

  • O próprio CEO da OpenAI, Sam Altman, já afirmou recentemente que a empresa pretende lançar um novo modelo de IA em 2024.
  • Há um ano, foi lançado o GPT-4, a versão mais poderosa até agora e que alimenta a IA da Microsoft.
  • Essa versão, capaz de responder tanto a imagens quanto a textos, foi apresentada quase quatro meses depois que a empresa lançou o ChatGPT, um modelo alimentado pelo GPT-3.5.
  • Já em novembro do ano passado, a empresa anunciou o GPT-4 Turbo, com um “limite de conhecimento atualizado até abril de 2023″ e capaz de analisar o equivalente a 300 páginas de texto em uma única pergunta.

Olhar Digital