IA pode complementar médicos na hora de dar diagnósticos

O raciocínio probabilístico é um dos métodos pelo qual médicos e outros profissionais da saúde fazem diagnósticos. Nesse caso, eles se baseiam nas probabilidades de um determinado cenário se concretizar para tomar decisões relacionadas ao tratamento, por exemplo.

Agora, pesquisadores de um centro médico de Israel descobriram que a IA pode ajudar profissionais do setor a realizarem diagnósticos desse tipo e, em alguns casos, a tecnologia chega a os superar na tomada de decisões.

IA vs. probabilidade na área médica

  • Conforme reportou o site MedicalXpress, a escolha dos pesquisadores acontece porque o raciocínio probabilístico é uma das áreas usadas pelos humanos como um apoio a decisões, inclusive na medicina.
  • Para isso, o estudo usou como base uma pesquisa anterior que analisou como 550 profissionais usam esse tipo de raciocínio em cinco casos médicos diferentes.
  • Então, eles inseriram dados de exames como radiografia de tórax, mamografia para câncer de mama e outros no modelo de linguagem GPT-4, que alimenta o ChatGPT.
  • Depois, solicitaram 100 vezes que a IA respondesse com seus diagnósticos.
  • Assim como os humanos fazem, a tecnologia usou a probabilidade de um diagnóstico com base nas informações dadas.

Imagem: metamorworks/Shutterstock

Poder de diagnóstico da IA

Comparando os resultados humanos com a IA, o chatbot foi mais preciso na hora de entregar um diagnóstico do que os médicos em dois casos. Em um caso, foi tão preciso quanto os médicos.

Um dos casos em que a IA superou o humano foram nos resultados de exames negativos para a doença para o qual foram testados. Segundo um dos pesquisadores, o chatbot se saiu melhor porque os humanos sentem que o risco é maior diante de um resultado negativo, receitando tratamentos ou indicando novos exames apenas para confirmar. Já a tecnologia foi precisa.

Como a IA pode auxiliar a medicina

Ainda, os pesquisadores defendem que a IA pensa praticamente da mesma forma em termos de probabilidade na hora de tomar uma decisão. Para eles, isso é empolgante porque, apesar das flexibilidades dos dois, um complementa o outro na hora de tomar decisões.

Olhar Digital