IFPB abre 480 vagas em cursos profissionalizantes para mulheres em vulnerabilidade social

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está com 480 vagas abertas para cursos profissionalizantes gratuitos voltados a mulheres em vulnerabilidade social. As inscrições acontecem até a próxima quarta-feira (23), de forma presencial, nos campi de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Esperança, Guarabira, Mangabeira, Monteiro, Patos e Pedras de Fogo. A iniciativa faz parte do Projeto Qualifica Mulher.

São ofertados cursos de: condutora de turismo em espaços culturais locais; auxiliar de cozinha; operadora de beneficiamento de pescado; padeira; camareira em meios de hospedagem; espanhol aplicado a serviços turísticos; cuidadora de idoso; agricultora orgânica; cuidadora infantil; aplicadora de revestimento cerâmico; produtora de plantas aromáticas e medicinais; e agente de alimentação escolar. Todos os cursos possuem carga-horária de 160 horas e vão durar, em média, de três a quatro meses.

Podem concorrer às vagas mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio. Em alguns cursos, é exigido o ensino fundamental e/ou médio incompleto e há outros em que não preciso ter escolaridade. Há turmas que tem como público prioritário quilombolas e outros pescadoras ou marisqueiras.

Serão classificadas as candidatas por ordem crescente de inscrição até o número limite de vagas oferecidas. As alunas receberão vale-transporte no valor de R$ 10 por dia de aula frequentado.

A lista preliminar de selecionadas deve sair em 28 de março. De 5 a 7 de abril, ocorrem as matrículas.

Portal Correio