Defensores da tecnologia e celebridades estão apoiando o lançamento do Free Our Feeds, uma iniciativa criada com o objetivo de “salvar as mídias sociais da captura de bilionários”. O projeto visa arrecadar US$ 30 milhões (cerca de R$ 182 milhões) em três anos para o desenvolvimento de um novo ecossistema de mídia social da Bluesky.
Os valores arrecadados serão utilizados para o lançamento de uma fundação de interesse público que apoiará o projeto, além da criação de uma “infraestrutura hospedada de forma independente”, dando aos usuários, desenvolvedores e pesquisadores acesso ao conteúdo e aos dados postados na plataforma.
“Independência” das plataformas
Depois de começar como um projeto de pesquisa sob o comando do ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, a Bluesky tornou-se uma empresa independente em 2021 e criou o AT Protocol, uma infraestrutura de código aberto que visa criar um ecossistema social com aplicativos interoperáveis. Ela construiu sua própria rede social sobre a estrutura, arrecadando milhões em fundos e atraindo um número crescente de usuários.
Apesar desses esforços, a Free Our Feeds acredita que “a infraestrutura social administrada no interesse público não pode ser governada por uma empresa privada de mídia social” para sempre. Segundo a iniciativa, “a tecnologia subjacente da Bluesky, o protocolo AT, pode oferecer um novo caminho para a web social”.
Em outras palavras, a iniciativa visa salvaguardar a tecnologia da Bluesky e colocá-la em um caminho independente, para que o futuro das mídias sociais possa ser libertado dos caprichos de qualquer empresa ou grupo de bilionários.
Redes sociais “não devem ser controladas por um único indivíduo”
- O Free Our Feeds será liderado por nove “guardiões”, incluindo Nabiha Syed e Mark Surman, da Mozilla Foundation, que supervisionarão as “principais decisões de governança” do projeto.
- O Mastodon, outro exemplo de rede social descentralizada, também está se afastando do modelo de propriedade única usado por plataformas como a Meta e o X.
- Nesta segunda-feira (13), o CEO do Mastodon, Eugen Rochko, anunciou que transferirá a plataforma para uma organização sem fins lucrativos, alegando que a ferramenta “não deve ser de propriedade ou controlado por um único indivíduo”.
- O projeto ganhou força após a compra do antigo Twitter por Elon Musk e as recentes mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg nas redes sociais da Meta, o que para muitos evidência os ricos relacionados ao controle das redes sociais por poucas pessoas.
Olhar Digital