O Instagram anunciou um novo recurso que permite aos usuários redefinir as recomendações de conteúdo exibidas no Feed, Reels e Explorar. A ferramenta, que será lançada globalmente nas próximas semanas, visa oferecer maior personalização e segurança na experiência na plataforma.
O recurso possibilita que os usuários “limpem” suas recomendações de conteúdo e comecem do zero. Com poucos toques, será possível ajustar as sugestões para refletir novos interesses e acompanhar a evolução das preferências pessoais. Após a redefinição, as recomendações serão gradualmente ajustadas com base nas novas interações realizadas na plataforma.
Além disso, o Instagram incentiva os usuários a revisar as contas que seguem, permitindo deixar de seguir aquelas que não correspondem mais aos seus interesses.
A ferramenta estará disponível para pessoas de todas as idades, incluindo contas de adolescentes. “Queremos garantir que todos no Instagram, principalmente os adolescentes, tenham experiências seguras, positivas e adequadas à própria idade e que sintam que o tempo que passam na plataforma é valioso”, afirmou a Meta. “Queremos oferecer aos adolescentes novas maneiras para personalizarem a experiência no Instagram, para que ela acompanhe a evolução das paixões e dos interesses deles.”
Ferramentas para personalização do Instagram
A nova funcionalidade se soma a outras opções já existentes que ajudam os adolescentes a personalizar o uso da plataforma. Entre elas, destacam-se:
- Indicação de interesse: usuários podem marcar conteúdos recomendados como “Tenho interesse” ou “Não tenho interesse” diretamente no menu das publicações.
- Controle de palavras ocultas: é possível ocultar conteúdos que contenham palavras ou expressões específicas.
- Feed cronológico e favoritos: os adolescentes podem optar por visualizar publicações de contas seguidas em ordem cronológica ou priorizar conteúdos de uma lista de Favoritos.
- Amigos próximos e gerenciamento de atividade: recursos como Amigos Próximos ajudam a controlar quem visualiza os Stories, enquanto a seção “Sua atividade” centraliza o gerenciamento de interações realizadas no Instagram.
Essas ferramentas reforçam o controle sobre a experiência digital, permitindo que os adolescentes moldem o conteúdo de acordo com suas preferências.
Compromisso com conteúdo adequado para idade
O Instagram também fortaleceu suas políticas para proteger adolescentes contra conteúdos inadequados. Além de remover materiais que violam as diretrizes da plataforma, a rede social implementa camadas de proteção para evitar que adolescentes tenham acesso a conteúdos sensíveis ou adultos, mesmo que compartilhados por contas que seguem.
Uma nova página na Central de Transparência foi lançada para detalhar essas medidas, incluindo exemplos de conteúdos removidos, ocultados ou que não são recomendados a menores de idade. A iniciativa busca oferecer mais clareza sobre as regras e práticas adotadas para garantir uma navegação segura.
Olhar Digital