A Meta está testando um recurso muito aguardado no Instagram: o botão de pausa no Reels. A opção de pausar um vídeo já existe, mas é trabalhosa. A ideia é iniciar e parar vídeos com apenas um toque.
Por ora, o recurso está disponível apenas para alguns usuários e mostra uma tentativa do Instagram de se aproveitar da ausência do TikTok para atrair usuários.
Instagram está testando novidade no Reels
A opção de pausar um vídeo no Reels já existe, mas é trabalhosa: o usuário precisa tocar e pressionar a tela. A intenção do Instagram é facilitar esse processo. Com a atualização, basta tocar na tela para pausar ou iniciar um vídeo. Atualmente, o toque único na tela silencia o áudio do Reels.
A novidade era muito aguardada por usuários, que já haviam se manifestado em outras redes sociais (como o X) pedindo a atualização.
O recurso está disponível apenas para alguns usuários (a Meta não divulgou quais). Não há estimativa de quando a novidade chega para o público geral.
Meta está atraindo usuários do TikTok
A CNBC lembrou que a atualização deixa o Instagram Reels mais parecido com TikTok, numa tentativa da Meta de atrair usuários da rede social rival. Isso porque a plataforma chinesa foi banida dos Estados Unidos em 19 de janeiro. Apesar de já ter voltado a funcionar, ainda não está disponível para download nas lojas de aplicativos, limitando o acesso.
Essa não é a única estratégia da Meta para atrair usuários para o Instagram:
- Este mês, a big tech anunciou um aplicativo de edição de vídeos chamado Edits, para competir com o app CapCut, da ByteDance (mesma controladora do TikTok).
- Além disso, Meta também ofereceu recompensas em dinheiro para que criadores de conteúdo do TikTok migrem para o Reels (saiba mais aqui) e aumentou o tempo de duração máximo dos vídeos.
- Com isso, as ações da empresa subiram ligeiramente durante a semana, apenas um dia depois da divulgação do relatório de lucros do quarto trimestre de 2024 (que superou expectativas).
- Mark Zuckerberg, CEO da Meta, revelou em teleconferência com analistas nesta semana que a companhia vai “aprender com o que acontecer com o TikTok”.
Olhar Digital