O Instagram está testando o Templates, recurso que permitirá que os criadores façam Reels copiando outros formatos de vídeos publicados na plataforma, mais ou menos como funciona com o TikTok.
“Estamos sempre trabalhando em novas maneiras de tornar os Reels mais simples de criar. Estamos testando a capacidade de você fazer um carretel usando um modelo existente de outro carretel”, explicou um porta-voz da Meta em comunicado ao Insider.
O recurso está sendo testado por um pequeno grupo de usuários. Josephine Hill, gerente de marketing e influenciadora, compartilhou no Twitter, em março, uma captura de tela que mostra a possibilidade de trocar seus próprios clipes em quadros predefinidos, além de adicionar seu próprio áudio.
A ferramenta pode estar sendo criada para evitar que usuários usem modelos de terceiros, além de ser mais prática para que a pessoa reproduza um formato que tenha gostado no Instagram.
Luta contra o TikTok
Vale lembrar que o Instagram tenta atrair cada vez mais criadores de conteúdo para o Reels, justamente para combater o crescimento do TikTok. Em 2021 a rede social da Meta disse que deixaria de promover Reels com marcas d’água do TikTok, algo que era muito comum entre os usuários.
Já na semana passada foi a vez de Adam Mosseri, CEO do Instagram, reprimir novamente as republicações feitas na rede social criada pela companhia chinesa ByteDance em 2017.
O aplicativo da Meta passará a contar com um ranking que prioriza o conteúdo original. Sendo assim, um criador poderá adicionar tags específicas ao conteúdo divulgado, que sejam relacionadas à sua área de atuação, garantindo um tráfego maior para o seu perfil.
Além disso, agora os criadores de conteúdos originais no Instagram poderão utilizar da expansão das tags de perfil aprimoradas para toda a base de usuários. As tags aprimoradas identificam qual a profissão do perfil ou o segmento, aparecendo quando tais pessoas forem marcadas em outras postagens.
Olhar Digital