O Instagram está testando um recurso que já não foi bem-recebido pelos usuários, o “Ad Breaks”. A novidade mostrará anúncios que não podem ser ignorados, o que pode prejudicar a navegação no feed da rede social.
Como serão os anúncios obrigatórios no Instagram?
- O Instagram já exibe anúncios menos agressivos “disfarçados” de posts, o que acaba passando despercebido e não altera muito o uso do aplicativo;
- Ao que parece, serão exibidas propagandas de até 5 segundos, como um intervalo comercial na TV;
- Segundo informações do Android Authority, o recurso foi liberado primeiro para um pequeno grupo de usuários, sugerindo que a Meta deve avaliar a reação e medir qual será o impacto na receita publicitária.
Confira abaixo um exemplo do novo formato de anúncio no Instagram:
Quem já recebeu o “Ad Breaks” não ficou nada contente. O feedback negativo apareceu em postagens no X (antigo Twitter) e também no Reddit. Alguns prometem até deixar o Instagram caso a plataforma adote de vez a mudança.
“Eles não fizeram nenhuma pesquisa sobre isso? Interrompe completamente o fluxo (…) é provavelmente a pior maneira de aumentar o envolvimento nos anúncios“, diz o relato do usuário u/HTM. “Esta será a gota d’água para mim quando se trata de Instagram“, diz outra postagem.
No X, também há descontentamento. A espera forçada pelos anúncios pode fazer com que muitos passem menos tempo usando a plataforma, afirma @ithastobeyeye.
Por enquanto, a Meta, que controla o Instagram, ainda não confirmou oficialmente a chegada do novo formato de propagandas para todos. É possível que a empresa modifique a nova função considerando a opinião dos usuários.
Olhar Digital