A Intel, em colaboração com a Broadcom, realizou demonstração online da tecnologia Wi-Fi 7, que pode atingir velocidades de até 5 Gbps, pelo menos 5 vezes mais rápido que o 1 Gbps que o Wi-Fi 6 atinge o máximo e 25 vezes mais rápido que a velocidade média do Wi-Fi 5, que é de 200 Mbps.
A tecnologia pode ser disponibilizada aos usuários já em 2024, mesmo que, em 2022, as taxas de adoção dos atuais Wi-Fi 6 e 6E ainda serem relativamente baixas.
A demonstração foi feita usando laptop com processador Intel com suporte ao Wi-Fi 7 e roteador de ponto de acesso Broadcom. A velocidade de 5 Gbps alcançada foi estável durante todo o teste.
A Broadcom acrescentou que o valor do Wi-Fi 7 vai além de simples aumentos de velocidade para oferecer maior capacidade de rede. A empresa indicou que o Wi-Fi 7 também trará os benefícios de latências muito mais baixas.
“As latências reduzidas serão inestimáveis para experiências imersivas em Wi-Fi, especialmente para jogos online e latência reduzida para fones de ouvido VR sem fio. Para streamers de mídia, também abre a possibilidade impressionante de streaming de alta resolução UHD 16K, ou mais pessoas na rede transmitindo vídeos em 4K ou 8K”, explicou a Broadcom.
Em seu documento de imprensa para o Wi-Fi 7, a Intel menciona que a empresa espera implantar e fornecer modems Wi-Fi 7 em laptops com tecnologia Intel a partir de 2024, além de reiterarem os 4 principais pilares de melhoria para a próxima geração de Wi-Fi.
Os quatro pilares de melhoria no Wi-Fi 7
Os 4 principais avanços são, respectivamente, conectividade acelerada, confiabilidade sólida, capacidade de resposta com fio e privacidade e segurança aprimoradas.
Conforme mostrado acima na tabela de comparação fornecida pela Intel, o Wi-Fi 7 possui novos padrões de especificações quando comparado às gerações anteriores.
O novo Wi-Fi contará com operações tri-band, nas frequências de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. As operações de banda tripla permitem mais conexões de vários dispositivos no Wi-Fi 7 sem muita interferência em comparação com a operação de banda única e a operação de banda dupla.
As tecnologias subjacentes por trás do Wi-Fi 7 também incluem canais mais amplos de 320 MHz no espectro de 6 GHz não licenciado, modulação de dados QAM 4K de ordem superior e o próximo padrão de criptografia de segurança de rede WPA4.
olhardigital