Intel Geti, uma plataforma de visão computacional para criar modelos de IA

Além dos seus novos processadores de 13a geração, a Intel apresentou ontem no Intel Innovations 2022 seu software de visão computacional com inteligência artificial, o Intel Geti. A plataforma Intel Geti, antes conhecida como Sonoma Creek, permite a criação de modelos de IA de forma simples e rápida.

Com uma interface gráfica, ela tem uma curva de aprendizado bem rápida, com a promessa de deixar qualquer um criar modelos de IA. A proposta da Intel é oferecer uma solução única para profissionais e pesquisadores criarem e depois adaptarem seus próprios modelos de inteligência artificial.

Intel Geti, uma plataforma de visão computacional para IA
Intel Geti, uma plataforma de visão computacional para IA / Divulgação: Intel

Segundo a Intel, o software Intel Geti permite criar rapidamente modelos de IA, e sua solução de visão computacional reduz não só o tempo, mas também a habilidade com IA necessários para criar os modelos.

Usando a plataforma Intel Geti, os usuários terão acesso a uma interface única para envio de dados, treinamento ou retreinamento de modelos de IA, reduzindo o tempo e custos necessários para desenvolver novos modelos.

Intel Geti cria modelos de inteligência artificial a partir de poucos dados

É possível começar a trabalhar com apenas 20 a 30 imagens, e criar modelos de IA que detectam e classificam objetos. Além disso, o sistema conta com suporte a tarefas em cadeia, que unem uma tarefa a outra sem a necessidade de programação.

Outro ponto a ser elogiado é a compatibilidade. Os modelos de deep learning criados no Intel Geti podem ser exportados nos formatos do TensorFlow ou PyTorch, ou como um modelo OpenVino, para rodar em CPUs, GPUs e VPUs com arquitetura Intel.

Uso prático do Intel Geti

A Intel conta que a tecnologia pode ser usada para criar modelos de IA para várias funcionalidades. Ele pode ser usado para detectar possíveis defeitos em uma linha de produção, por exemplo. Outro uso bem interessante é o de contar e identificar mudanças em itens em uma câmera ao vivo, o que pode ajudar a manter o estoque de uma loja.

Além disso, usando a solução de visão computacional da Intel, é possível segmentar e classificar imagens, reconhecer e identificar pessoas, padrões, objetos ou bordas. As possibilidades são bem grandes, mas o mais interessante é a facilidade de uso na criação de novos modelos, ou modificação de modelos existentes.

olhardigital