Pesquisadores da Universidade de Toronto mediram o impacto do uso de inteligência artificial na criatividade humana. O estudo experimental fez testes com os chamados “large language models” (LLMs), sistemas de IA que geram textos prontos, em quatro cenários diferentes.
Os cientistas concluíram que a ferramenta pode trazer benefícios imediatos, auxiliando em determinadas tarefas, mas que é preciso considerar o impacto de longo prazo nas habilidades cognitivas. Além disso, há uma tendência de homogeneização de ideias nos casos de gerações por IA.
Algumas pessoas usam LLMs apenas como fonte de inspiração, enquanto outras optam pelo texto sem qualquer alteração. Neste estudo, os participantes foram colocados em quatro situações para avaliar o efeito de prompts na cognição:
- Nenhuma assistência de LLM;
- Uso de LLM por meio de bate-papo para a tarefa;
- Orientação LLM personalizado para o processo criativo;
- Todos os participantes fazem a mesma tarefa sem qualquer assistência.
“No experimento de pensamento divergente, os participantes foram solicitados a gerar usos alternativos para um determinado objeto em cada rodada, enquanto no experimento de pensamento convergente, eles foram apresentados a três palavras e tiveram a tarefa de encontrar uma quarta palavra para conectá-las (por exemplo, ‘livro’ conecta ‘prateleira’, ‘tronco’ e ‘minhoca’)”, explicou Harsh Kumar, coautor do artigo, ao Tech Xplore.
O que o estudo descobriu?
Na avaliação dos pesquisadores, pessoas que não utilizaram o GPT-4o (LLM conversacional da OpenAI) para listar ideias antes de executar uma tarefa específica tiveram um desempenho melhor do que o grupo que partiu de um prompt pronto.
Mas a descoberta mais intrigante foi o efeito da homogeneização de ideias causada pela IA, que, segundo o estudo, persistiu mesmo depois que os participantes pararam de usar o chat.
Até agora, as pesquisas foram conduzidas apenas em laboratório e ambiente controlado, mas a equipe pretende aplicar o método no mundo real. A ideia é testar tarefas mais naturais, como escrever uma história criativa.
“Acreditamos que a questão da homogeneização de ideias é significativa e traz implicações negativas de longo prazo para a cultura e a sociedade. Como próximo passo, pretendemos explorar o design de agentes LLM que podem mitigar a homogeneização de ideias”, contou Kumar.
Olhar Digital