Já pensou em pegar um ônibus pela Uber?

O transporte por aplicativo mudou a maneira de muita gente se locomover pelas cidades. As tarifas mais em conta e a grande oferta de motoristas transformou o serviço em uma opção viável para as pessoas.

Agora, quem usa bastante a Uber ou a 99 sabe o terror que é uma tarifa dinâmica. Pior ainda se você precisa de um motorista nas imediações de um show ou de um jogo de futebol. Enfim, de um evento com grande público. Já ouvi história de gente que gastou quase um ingresso novo na corrida…

Pensando nisso, a Uber vai começar, nas próximas semanas, um novo teste nos Estados Unidos. A ideia é oferecer o serviço de ônibus e vans que atuarão especificamente no local desses grandes espetáculos.

O chamado Uber Shuttle vai funcionar durante todo o verão americano (nosso inverno aqui no Brasil) e poderá ser contratado em locais como o Hard Rock Stadium de Miami e o PNC Pavilion de Charlotte. A escolha desses lugares e eventos será feita em parceria com a empresa de entretenimento Live Nation.

Vale destacar que os veículos não serão da Uber. Proprietários interessados devem se cadastrar no aplicativo. Ou devem trabalhar para fornecedores de frotas locais. A regra é que o ônibus ou van tenha de 14 a 55 lugares.

Sobre o preço, cada passageiro pagará apenas uma fração do valor total, ou seja, mais barato e vantajoso. Será uma espécie de Uber Pool, que deixou de existir na pandemia. Só que com veículos grandes.

Imagem: Reprodução/Uber

Como vai funcionar

  • A novidade foi apresentada na última quarta-feira (15), durante um evento próprio da marca chamado de GO-GET.
  • O Uber Shuttle permitirá que os passageiros reservem um assento para si ou para até cinco pessoas em um ônibus.
  • Os passageiros poderão reservar seus assentos de sete dias a cinco minutos antes da partida programada do veículo.
  • Eles receberão uma notificação cerca de 25 minutos antes do horário de partida para alertá-los sobre o local de coleta designado.
  • Quando o ônibus chegar, os passageiros apresentarão um bilhete com QR Code ao motorista para que possam embarcar.
  • O resto será como uma viagem normal do Uber, com a possibilidade de o passageiro dar gorjeta e avaliar o motorista no aplicativo após o trajeto.
  • Além de oferecer caronas para shows e jogos específicos, a empresa pretende ampliar o serviço para outras áreas.
  • A principal delas é o caminho para grandes aeroportos, mas essa opção deve demorar mais para chegar.
  • Vale destacar que a companhia não vai atuar como se fosse um transporte público – até porque não tem licença para isso.
  • A nova modalidade será testada nesses primeiros meses.
Imagem: Divulgação/Uber

Experiência em outros países

Essa ideia não surgiu do nada. A Uber já utiliza esse modelo em mercados emergentes, como a Índia e o Egito. Lá, a empresa adota um negócio que se chama Uber Flex, que permite a divisão das corridas, levando o passageiro a pagar apenas uma parte do valor total.

Essa foi a maneira encontrada para concorrer com o InDrive, que oferece tarifas melhores. Outro ponto importante é que o serviço de transporte público nesses países está longe do ideal. A Uber resolveu entrar nesse mercado justamente por isso. É diferente de Nova York, por exemplo, que tem uma rede de metrôs e ônibus muito mais ampla.

Não há informações sobre a exportação desse formato para outros países. Agora, fato é que a novidade seria muito bem-vinda no Brasil. Se você discordar é porque, provavelmente, nunca foi a um festival de música.

 

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