Previous
Next
Previous
Next

Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, viaja ao espaço em voo histórico de 10 minutos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

A nave New Shepard, da Blue Origin, levou Jeff Bezos à órbita da Terra nesta terça-feira (20). O lançamento aconteceu às 10h05 (horário de Brasília) e o voo durou 10 minutos.

A New Shepard, nome aplicado tanto ao foguete quanto à cápsula da tripulação, é uma homenagem a Alan Shepard, o primeiro astronauta norte-americano a viajar ao espaço

 

Junto do CEO da Blue Origin e de seu irmão, Mark, estaravam Wally Funk, membro do grupo “Mercury 13”, um time de mulheres que, apesar de passar com honras pelo treinamento de astronautas na década de 60, nunca foi ao espaço.

O quarto tripulante foi Oliver Daemen, filho de Joes Daemen, CEO da Somerset Capital Partners — curiosamente, a dupla representa a pessoa mais velha e a mais jovem a viajarem ao espaço.

 

A New Shepard é um veículo suborbital criado pela Blue Origin, empresa cujo CEO é o próprio Jeff Bezos. Seu principal diferencial é a sua capacidade de reutilização, reduzindo custos inerentes à construção de novos foguetes sempre que um for usado e descartado.

 

Ao todo o foguete já realizou 15 vôos de teste — com vários deles levando cargas específicas —, mas o lançamento de 20 de julho será o primeiro com tripulação humana.

Leia também

 

 

“Jeff quem?”, Richard Branson provoca concorrente pelo primeiro lugar na corrida aeroespacial
Primeiro foguete tripulado da Blue Origin já tem um passageiro: o próprio Jeff Bezos
Quase 10 mil pessoas pedem para Jeff Bezos não voltar à Terra após sua viagem ao espaço

“Nós avaliamos todos os sistemas do veículo, incluindo hardware, software, processos e prontidão da equipe de lançamento”, disse Steve Lanius, diretor de voo da Blue Origin, antes do lançamento. “Nós não temos nenhuma pendência a ser trabalhada, e a New Shepard está pronta para voar”.