João Azevêdo fala de grandes obras de mobilidade do Estado em JP e planos para eleições de 2024

Foto: Portal Correio

O governador João Azevêdo (PSB) deu entrevista nesta quarta-feira (2) ao Correio Debate, na Rede Correio Sat.

O chefe do Executivo estadual falou de ações do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, como a construção de vias que vão ligar as Três Ruas e o Altiplano à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Essa obra tem sido discutida há anos e nunca tinha saído do papel. Estamos na fase de montagem e logo vocês vão ver o resultado. Quem estiver nas Três Ruas chegará rapidamente ao Hospital Universitário. Da mesma forma, poderá se deslocar com rapidez para o Altiplano”, disse.

Segundo João Azevêdo, o trecho que liga as Três Ruas à UFPB será entregue ainda neste ano. Já a conclusão do trecho do Altiplano é prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

Outra obra citada pelo governador, que deve ser entregue até o fim do ano, é uma via de aproximadamente 3 km que liga a PB-008, nas imediações da Academia de Polícia (Acadepol), ao bairro de Mangabeira.

Alívio no trânsito das BRs

O chefe do executivo também citou duas obras que vão impactar no trânsito das rodovias federais que passam pela Grande João Pessoa, as BRs 101 e 230.

A primeira é na altura do Bairro das Indústrias, em João Pessoa. Será construído um viaduto para facilitar a saída do bairro para a BR-101, em direção à capital.

A segunda é o Arco Metropolitano, que vai permitir que quem vem de Campina Grande para Recife ou no sentido contrário não vai precisar entrar no trânsito urbano de João Pessoa. Segundo João, a obra está orçada em mais de R$ 200 milhões e está em fase de licitação.

“Essa obra trará um efeito muito grande sobre o trânsito na cidade de João Pessoa. No trecho entre o Hospital Metropolitano (Santa Rita) e as Três Lagoas é o pior trecho, porque é uma superposição da BR-101 com a BR-230, e fica constantemente engarrafado”, explicou o governador.

Planos para ônibus elétricos em JP

João Azevêdo também falou sobre os planos de implantação de um sistema de transporte de alta capacidade em João Pessoa, que teria ônibus elétricos em grandes corredores viários, que ligariam grandes terminais ao Centro.

“Esse sistema faria com que os ônibus convencionais não circulassem mais pelos corredores da cidade. Isso alivia o trânsito, faça com que se chegue mais rápido porque esse ônibus seriam sincronizados com os semáforos e o número de paradas seja menor, chegando no Centro da cidade com mais rapidez”, disse.

Conforme o governador, a previsão é de as obras de implantação dos terminais já estejam em curso no primeiro semestre de 2024.

João afirmou que, em viagem recente pela China, a comitiva paraibana conheceu uma fábrica de ônibus elétricos e que a fabricante tem planos de implantar uma linha de montagem no Brasil. “Colocamos a Paraíba à disposição”, disse o governador.

Construção da base para as eleições

João também falou sobre as movimentações políticas na base governista para as eleições municipais na Paraíba.

Ele afirmou que vê como bem-vinda uma possível adesão do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) ao seu campo político. Os dois se encontraram recentemente e discutiram pautas administrativas e políticas, segundo o governador.

“Claro, se for o desejo dele (aderir a base do governo), com certeza. Tratamos de uma pauta administrativa importante, discutimos e falamos sobre política. Isso tudo é um processo de construção. A relação sempre foi de muito respeito, mesmo ele tendo opções políticas diferentes da minha”, disse.

Na visão do governador, Tovar seria um apoio importante nas eleições municipais em Campina Grande.

Já em João Pessoa, o chefe do executivo explicou que a tendência dos partidos da base governista é de apoiar a reeleição de Cícero Lucena (Progressistas). “Inclusive, espero até que a chapa (com o vice Leo Bezerra) se repita”, comentou João Azevêdo.

Portal Correio