João Azevêdo promete ampliar o ‘Tá na Mesa’ para todas as cidades da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), foi o entrevistado desta quarta-feira (19) na 98 FM, cabeça da Rede Correio Sat, em João Pessoa. Ele é candidato à reeleição no segundo turno, disputando a vaga máxima do Executivo estadual com Pedro Cunha Lima (PSDB).

Na entrevista, ele foi questionado sobre projetos sociais, políticas econômicas, saúde, educação, recursos hídricos e ações de inclusão voltadas para mulheres e população LGBTQIA+.

João começou a entrevista defendendo o que foi feito na execução de políticas públicas, na condução da pandemia, geração de empregos e situação fiscal do estado. Ele também fez críticas ao concorrente no segundo turno, o candidato Pedro Cunha Lima (PSDB).

Assistência social

Perguntado sobre a continuidade de programas sociais e implementação de outros projetos desse tipo, ele prometeu levar o ‘Tá Na Mesa’ para todos os 223 municípios da Paraíba. Atualmente, o programa que garante alimentação a famílias de baixa renda em várias regiões do estado alcança 147 cidades.

João prometeu ainda instalar o ‘Tá na Mesa Bairros’ para João Pessoa e Campina Grande, com o objetivo de expandir o projeto para locais mais afastados dos centros das duas maiores cidades do estado.

Economia e relações com Municípios

O candidato também elencou serviços e investimentos que faz nas cidades, se considerando como “governo municipalista”, e prometendo ampliar medidas que garantam a sustentabilidade econômica dos Municípios.

Dentre essas medidas para Municípios, o candidato explicou que está buscando parcerias com empresas para que se complete os R$ 7 bilhões necessários para a instalação do Porto de Águas Profundas na Paraíba.

Ele disse ainda que enquanto o equipamento não é viabilizado, o Porto de Cabedelo, na Grande João Pessoa, recebe investimentos de R$ 95 milhões para que seja modernizado, passe a funcionar 24 horas e tenha capacidade ampliada.

Energias renováveis

Sobre energias renováveis, João Azevêdo afirmou que o estado tem um ambiente de negócios favorável para receber investimentos no ramo, explicando que a Paraíba tem ampla capacidade para desenvolver projetos de energia solar e eólica. Porém, ele não deixou claro o que pretende fazer nessa área se for reeleito.

Saúde

O candidato falou que está construindo o Hospital da Mulher, em João Pessoa, reforçando unidades de saúde e atendimentos no interior do estado para a descentralização dos serviços de alta e média complexidade, incluindo traumatologia e oncologia, e anunciou uma nova maternidade para Campina Grande.

Educação

Na educação, João Azevêdo prometeu ampliar as escolas de tempo integral, fazer mais parcerias com Municípios para implantação desse modelo no ensino fundamental e construção de creches, bem como aplicação de projetos conjuntos com as universidades.

Recursos hídricos

João Azevêdo explicou que o governo dele trabalha para que a Paraíba alcance as metas do Novo Marco Legal do Saneamento e voltou a afirmar que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) não será privatizada.

Ele disse que o estado já recebe água do Rio São Francisco e que as medidas para ampliação do abastecimento incluem o andamento da licitação e execução de novas adutoras.

Inclusão social

João disse que os projetos para mulheres e população LGBTQI+ fazem parte do governo e não são promessas. Ele citou a criação da Casa de Acolhida, em João Pessoa, que, segundo ele, é a única no Brasil mantida com recursos públicos, e destacou a participação de 46 mulheres em pontos-chave da gestão estadual.

Ele falou ainda que o Estado desenvolve o Patrulha Maria da Penha que, segundo o gestor candidato, evitou que 5 mil mulheres fossem vítimas de violência na Paraíba.

portalcorreio