Anterior
Próximo
Anterior
Próximo

João Pessoa inaugura Central de Logística Reversa para receber lixo eletrônico

A Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos foi inaugurada pela Prefeitura de João Pessoa, nessa sexta-feira (6), para receber aparelhos eletrônicos que seriam jogados no lixo pela população.

O local funciona na Avenida Hilton Souto Maior, 4619-A, em Mangabeira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo a prefeitura, a população já pode entregar os produtos eletrônicos que seriam descartados no lixo. O local também vai armazenar os eletrônicos recolhidos pelo projeto Cata-Treco e os provenientes da coleta seletiva.

Com a inauguração da Central, a cidade de João Pessoa passa a integrar o Programa Nacional de Logística Reversa, que conta com parceria da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma).

A Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos será gerida pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Conforme o superintendente, Ricardo Veloso, a cidade de João Pessoa se adequa à execução da política nacional de logística reversa de produtos eletrônicos. A política é baseada no Decreto nº 10.240/2020, que regulamenta a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

O prefeito Cícero Lucena (Progressistas) disse que, em 2010, foi relator do projeto da Política Nacional de Resíduos Sólidos, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.

“Naquela oportunidade, incluímos no projeto a questão da logística reversa e suas responsabilidades. Este é um dos itens e inclui que a indústria do setor tenha a responsabilidade de remunerar a coleta e recebimento destes produtos. A iniciativa privada e o poder público podem juntos fazer ambiente mais saudável”, afirmou.

Portal Correio