Uma série de ações voltadas à literatura de cordel têm inicio nesta sexta-feira (3) e se estendem durante todo o mês de maio. As atividades, que envolvem exposição de cordéis, apresentações de cordelistas e trios de forró pé-de-serra, acontecem no Largo de Tambaú, a partir das 17h até as 20h.
Nas sextas-feiras, a programação inclui exposição de cordéis e apresentação de cordelistas. Já aos sábados, além dessas atividades, haverá apresentação de trios de forró pé-de-serra.
“O cordel é a nossa cultura mais forte e é, no Brasil inteiro, mas especialmente no Nordeste, muito explorado turisticamente. É uma das forças econômicas que tem a cara do Nordeste. Todos os outros estados sabem explorar isso, o cordel vendido, xilogravuras, em camisas, quadros, em hotéis. Isso é positivo porque mostra uma literatura linda que é nossa”, analisa o cordelista Merlanio Maia.
Ele ressalta que a literatura de cordel nasceu na Paraíba, entre Pombal e Teixeira, inventada por Leandro de Barros e Silvino Pirauá, e observa que a ideia da Academia é levar o cordel para ocupar as ruas, com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). “Esse apoio é muito importante. É através dessa parceria que ganhamos força, levando essa literatura linda, seja escrita ou declamada.
Confira a programação completa:
03/05 – Sexta
Assis Freitas
Merlânio Maia
Thiago Alves
04/04 – Sábado
Claudete Gomes Orlando Otávio
Robson Jampa
Trio Maria Sem Vergonha
10/05 – Sexta
Chico Mulungu 2. Dalmo Oliveira
Mané Gostoso
11/05 –Sábado
Arnaldo Mendes
Matheus (Bodão) Ferreira
Pádua Gorrión da Rabeca
Trio Fulô de Muçambê
17/05 – Sexta
Felipe Emmanuel
Maria da Soledade
Porcina Furtado
18/05 – Sábado
Annecy Venâncio
Emanuel Oliveira Raniery Abrantes
Cantor Ricardo Ribeiro
24/05 – Sexta
Josenildo Maria (Jota Lima Cordelista)
Luís Felipe e Roberto Ferreira
Thiago Monteiro
25/5 – Sábado
Eduardo Nask
Claudinha Teixeira
Marconi Araújo
Cantor Damião Moreno
31/05 – Sexta
Dalva Estrela da Poesia
Manoel Belisario
Verônica Adelino
Portal Correio