No próximo sábado (4), a Prefeitura de João Pessoa realizará um dia de mobilização preventiva para ampliar os índices de vacinação na Capital. Será o ‘Dia D’ de Multivacinação, com o objetivo de alertar, orientar e promover a prevenção de toda a população. A ação acontecerá a partir das 8h até às 16h nas unidades de saúde da família (USFs), até às 12h nas policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização e o ponto fixo do Mangabeira Shopping funcionará das 13h às 22h, totalizando 14 horas de ação preventiva.
A abertura oficial do ‘Dia D’ será às 8h na Unidade de Saúde da Família Mangabeira Integrada, localizada na Rua Milton Santa Cruz, s/n, no bairro Mangabeira. Em todos os serviços serão ofertados todos os imunizantes que previnem contra Covid-19 e as vacinas do calendário de rotina, contempladas no Programa Nacional de Imunização (PNI).
“Dentro das campanhas que realizamos temos obtido bons resultados, a exemplo da última campanha de vacinação contra Poliomielite, que João Pessoa alcançou a marca de mais de 95% das crianças vacinadas. Sobretudo, este não é o momento para relaxar, é importante colocar o cartão de vacinação em dia, principalmente nesse período de festividades, onde estamos mais propícios e sujeitos a aglomeração e a vacinação é um grande aliado na proteção coletiva”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Até às 22h – Na rede municipal de saúde, os serviços estão organizados para garantir a prevenção com vacinação até às 22h, dando continuidade na programação de imunização para garantir o acesso da população.
“Esse acesso ampliado facilita e garante a proteção daquelas pessoas que não podem ir durante o dia, pois estão trabalhando. Pensamos na assistência e manutenção do cuidado tendo essa prevenção como aliada no cuidado contínuo e na luta contra a doença, já que o vírus ainda está em circulação”, completou Fernando Virgolino.
Vacina no braço – Estão sendo ofertadas as vacinas contra a Covid-19 para crianças a partir dos seis meses de idade da Pfizer-BioNTech (1ª e 2ª dose); além das segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (60 dias) e Janssen. A terceira dose está disponível ao público 3+ (120 dias após a segunda dose), aos imunossuprimidos (28 dias) e aos trabalhadores de saúde (120 dias) e a quarta dose é voltada ao público acima de 30 anos, que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias. Já a vacina de rotina é para todos os grupos, para atualização da caderneta de vacinação.
Saiba quais vacinas disponíveis no SUS:
– Vacinas para crianças
- BCG: contra tuberculose
- Hepatite B
- Penta/DTP: combate difteria, tétano, coqueluche, meningite e poliomielite
- VIP/VOP: vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil)
- Pneumocócica 10V (conjugada): previne doenças como pneumonia e meningite, causadas por 10 sorotipos da bactéria pneumococos
- Rotavírus Humano: previne o rotavírus, que provoca sintomas como diarreia, vômitos, febre e problemas respiratórios
- Meningocócica C: contra a meningite
- Febre Amarela: disponível em áreas em que a vacina é recomendada pelo Ministério da Saúde
- Hepatite A
- Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola
- Tetra viral: corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela
- Varicela: corresponde à segunda dose da vacina varicela
- HPV
- Covid-19 (a partir dos seis meses de idade)
Vacinas para adolescentes
- Hepatite B
- Meningocócica C: contra meningite
- Febre Amarela
- Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola
- HPV
- Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)
- Covid-19
Vacinas para adultos e idosos
- Hepatite B
- Febre Amarela
- Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)
- Covid-19
Locais de vacinação no ‘Dia D’ de Multivacinação e contra Covid-19:
Centro Municipal de Imunização (CMI): 8h às 12h
Policlínicas Municipais: 8h às 12h
Unidades de Saúde da Família (USF): 8h às 16h
Mangabeira Shopping: 13h às 22h
- Secom-JP