Previous
Next
Previous
Next

Karthaz Ateliê oferece cursos de artes exclusivos pra criançada durante as férias de julho

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Você já reparou que (quase) todo adulto diz que não sabe desenhar? E já parou pra pensar por que isso acontece? São diversos os motivos: autocrítica, crença no mito do “gênio”, racionalidade excessiva, acomodação na linguagem verbal como forma de expressão.

Já as crianças, normalmente, amam desenhar e desenham bastante, com espontaneidade, fluidez e desenvoltura. Como disse Pablo Picasso: “Todas as crianças são artistas. O problema é como permanecer um artista quando você crescer”. Porém, entre o ato de desenhar apenas para se divertir e desenhar utilizando as técnicas básicas, há um grande passo a ser dado. Antes dos seis anos de idade, a criança desenha como forma de diversão.

Essa atividade permite que ele desenvolva previamente suas habilidades motoras e desperte os sentidos. A criança pratica o desenho diariamente na escola e em casa, porém, nesta fase, ela ainda não tem o objetivo de representar fielmente um modelo.

O desenho é usado como um meio de expressão, tendo em vista que a criança ainda não possui as capacidades cognitivas necessárias para apreender o desenho de forma realista, como a materialização de seu senso de observação.

Oficinas de desenho para crianças no jardim de infância são projetadas com o objetivo de despertar a imaginação e o senso criativo, assim como também como uma forma de se familiarizar com as cores e formas, com as texturas dos materiais e do suporte utilizado, e, dentro do possível, começar a se aproximar dos princípios e gestos do desenho. Trata-se, em geral, de oficinas divertidas onde a criança pode florescer livremente.

Com o aprendizado da leitura, na maioria das vezes, as crianças encontram uma nova forma de ler o mundo e de se expressar, passando a deixar a expressão imagética e o hábito do desenho um pouco de lado. Se, nesta fase, o seu filho continua a viver diariamente com um lápis na mão, é porque sua paixão pelo desenho está bem ancorada. Essa é a idade ideal para matriculá-lo em cursos de desenho para que ele possa se abrir para o mundo da arte em todos os seus aspectos.

Foi pensando nisso que um novo endereço de arte e cultura da capital paraibana, o Karthaz Ateliê Cultural tomou a iniciativa de oferecer cursos exclusivos de arte para crianças dos 6 aos 11 anos. Além do Figurinha – Curso de Desenho Figurativo para Crianças e dos cursos de Lettering e de Mangá, que já vêm sendo realizados desde a inauguração do Ateliê, serão abertos no mês de julho diversos cursos de férias desenvolvidos especialmente para os pequenos.

A cada semana, uma linguagem diferente: pintura, gravura, colagem, desenho e técnica mista. O nome da série de cursos é “Siga o Mestre!”, já que os grandes mestres da arte serão os inspiradores dos diversos projetos que serão realizados pelas crianças durante as aulas. De maneira lúdica, eles conhecerão um pouco do que cada um desses grandes artistas fez e presenteou a humanidade e, com base em cada uma destas obras, as crianças criarão suas próprias obras de arte.

Os pequenos terão contato com obras do Da Vinci, Van Gogh, Katsushika Hokusai, Matisse, J. Borges, Vik Muniz, Andy Warhol e de muitos outros. Será uma divertida viagem pela história da arte mundial. Fiquem ligados que serão divulgados ao longo deste mês mais detalhes no instagram do Karthaz (@karthaz.atelie) e do Figurinha (@figurinha.art)

Assessoria