Previous
Next
Previous
Next

‘Kombi’ movida a energia solar é capaz de viajar 3 mil km pela Europa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Já imaginou viajar numa kombi solar e não precisar parar em nenhum posto de gasolina? Uma equipe de estudantes da Holanda completou uma viagem de 3 mil km (1.800 milhas) pela Europa em um carro movido a energia solar que eles mesmos projetaram e construíram.

Batizado de Stella Vita, o veículo parece como uma kombi e é projetado para duas pessoas, com cozinha, área de estar, cama, chuveiro e banheiro. Utilizando apenas da energia solar, pode percorrer até 724km (que seriam 450 milhas) e fornecer ainda energia a todas as comodidades internas.

O veículo possui painéis solares no teto que podem ser expandidos em uma cobertura solar ao ser estacionado. Além de que pode ser carregado por meio de portas de carregamento elétrico.

“A tecnologia está aí, só precisamos mudar a maneira como pensamos”, argumentou Tijn ter Horst, de 20 anos, um dos alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven. De acordo com ele, “se 22 alunos podem projetar e construir um veículo como este em um ano, tenho certeza que as empresas também podem.”

A viagem começou em Eindhoven (localizada na Holanda), no dia 19 de setembro e foi concluída em Tarifa, (sudoeste da Espanha), na última sexta-feira. O trajeto foi parte do desafio dos alunos para demonstrar o potencial da energia solar.

Inclusive, este não é o primeiro veículo movido a energia solar que foi produzido pela universidade junto com o Bridgestone World Solar Challenge, que é uma competição bienal de veículos solares australianos. “Este ano não houve competição, então os alunos estabeleceram seus próprios objetivos e desafios”, comentou Dr. Carlo van der Weijer, coordenador do time.

Tanto que por mais que as equipes anteriores tenham vencido competições consecutivas com seus designs de cinco lugares, Van der Weijer disse que pode haver um maior interesse comercial pela ‘kombi’. Isso porque as pessoas apaixonadas por acampamento e com preocupações ecológicas podem ser identificar com o veículo elétrico que não dependa nem de pontos de recarga.

Segundo os alunos, o Stella Vita fez sucesso nas estradas espanholas, atraindo a atenção de outras pessoas. Além disso, Van der Weijer explicou que o veículo é uma opção em locais menos expostos ao sol: “Em um dia nublado, o veículo ainda pode produzir 60-70% da energia.”

“E mesmo que não haja sol, você ainda tem um carro elétrico normal e eficiente que pode carregar a partir de uma porta de carregamento”, concluiu.

Fonte: The Guardian