LG Display desenvolve tela extensível que se alonga em 20%

A LG Display anunciou que desenvolveu tela extensível que pode ser alongada em 20%. A tela colorida suporta resolução de 100 pixels por polegada (ppi) e pode ser estendida de 12 para 14 polegadas, disse a fabricante sul-coreana de painéis de tela.

Displays extensíveis, ou displays de forma livre, são displays que podem ser alongados, dobrados ou até mesmo torcidos. É considerado o próximo passo da evolução dos displays após os roláveis e os dobráveis, que já foram comercializados pela Samsung Display e LG Display.

A LG Display disse que usou materiais de silício especializados que são usados em lentes de contato para desenvolver o substrato tipo filme para sua tela elástica. Isso permitiu que a empresa aumentasse substancialmente a flexibilidade da tela.

A fabricante sul-coreana também usou LEDs de 40 micrômetros ou menores como fonte de luz, o que faz com que sua tela esticável mantenha sua resolução contra choques externos.

Tela pode ser alongada em 20%, de 12 para 14 polegadas (Imagem: Divulgação/LG Display)

Os circuitos também têm a forma de molas em vez de linhas retas para acomodar flexões e dobras, acrescentou a LG Display.

A empresa disse ainda esperar que a tela possa ser usada em produtos com superfícies irregulares, como móveis e roupas, bem como em produtos de consumo convencionais, como vestíveis.

Por exemplo, displays extensíveis podem ser utilizados em uniformes especiais de socorristas para compartilhar informações em tempo real. As telas também podem ter saliências em certas áreas que podem atuar como botões para deficientes visuais usarem telas sensíveis ao toque mais amplamente.

A tela extensível da LG Display é o resultado de projeto nacional sul-coreano de P&D em larga escala, no qual a empresa foi selecionada para liderar pelo Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul (MOTIE) em 2020.

Com o objetivo de impulsionar a indústria de telas de próxima geração do país, desde então a empresa vem trabalhando ao lado de 20 organizações do setor acadêmico-industrial da Coreia do Sul.

“Concluiremos com sucesso este projeto para aumentar a competitividade da tecnologia de exibição coreana, continuando a liderar a mudança de paradigma da indústria”, comentou Soo-young Yoon, vice-presidente executivo e CTO da LG Display. A previsão é que o projeto seja concluído em 2024.

olhardigital