No próximo domingo (25), a Quadra Esportiva da Comunidade do Timbó, em João Pessoa, será palco do lançamento de um livro que vai abordar temas como política, emoções e vivências da localidade. As histórias foram produzidas por jovens moradores do local, a partir de uma orientação acadêmica da Universidade Federal da Paraíba.
O projeto que resultou no livro intitulado “Timbó: Periferia Poética” começou em 2018, fruto da parceria entre jovens da Comunidade do Timbó, a Associação Juventude em Ação (AJA) e o Laboratório Metuia do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB. Foram criados 12 livretos individuais, durante a pandemia da Covid-19, os quais circularam amplamente pela comunidade, escola, universidade e até em outros estados, destacando a raiz poética dos jovens autores.
A repercussão positiva desses livretos motivou a ampliação do projeto, culminando na publicação do livro “Timbó: Periferia Poética” pela Editora Triluna. Esta coletânea reúne poesias de autores da comunidade Timbó, como Ana Jamilly Alves Andrade, Flávio Ferreira Filho, João Victor Pinheiro Nunes, Kauê Adrian de Arruda, Lavínia Ellen Lima, Leonardo Lima Silva e Poliana Alves da Silva Oliveira, com ilustrações de Delanne de Oliveira Silva.
O livro é organizado em três seções temáticas: Política, Vivências e Emoções. A seção Política aborda as problemáticas sociais e o cotidiano dos jovens da periferia, enquanto Vivências explora as impressões do mundo e as marcas do racismo. Emoções, por sua vez, refletem sentimentos intensos como amor e saudade.
Alguns autores já se reconhecem como poetas, enquanto outros encontraram sua voz poética durante a elaboração da obra. Juntos, eles compartilham suas histórias e experiências, abordando temas como política, desigualdade, violência e a transformação social através da arte.
“Timbó: Periferia Poética” se estabelece como um ato poético-político-revolucionário, consolidando a visão de mundo e o desejo de mudança dos jovens da periferia, e ampliando sua voz para novos públicos e espaços.
O lançamento do livro acontecerá no próximo domingo (25) na Comunidade do Timbó, a partir das 15h.
Portal Correio