A primeira vez a gente nunca esquece. Nesta quarta-feira, na Johan Cruyff Arena, o Tottenham fez história e avançou à final da Liga dos Campeões. Os Spurs venceram o Ajax por 3 a 2 em uma virada épica e conseguiram chegar até a grande decisão no dia 1º de junho, em Madrid, às 16h00 (horário de Brasília), no estádio Wanda Metropolitano.
Quem brilhou pelo lado dos ingleses foi o brasileiro Lucas. Com três gols e participação decisiva na partida, o atacante foi peça fundamental para o time comandado por Mauricio Pochettino avançar. De Ligt e Ziyech marcaram a favor do Ajax.
No primeiro tempo, a equipe de Erik tem Hag foi cirúrgica. Apesar do equilíbrio da partida, os holandeses foram mais competentes na hora de concluir as jogadas e praticamente enterraram os ingleses. Na etapa final, Mauricio Pochettino colocou um time mais ofensivo, e conseguiu o placar que lhe era favorável.
Apesar do equilíbrio, Ajax é mais eficiente e amplia vantagem
O Ajax começou com tudo em cima do Tottenham. Logo aos três minutos, Tadic bateu cruzado, a bola desviou em Trippier, e Lloris espalmou Praticamente na sequência, em cobrança de escanteio, o zagueiro De Ligt subiu mais do que Dele Alli e abriu o placar.
Apesar de ter sofrido o gol, os Spurs não desistiram, e por pouco não empataram. Son escapou pela esquerda, viu Onana mal posicionado e tentou bater direto. A bola acertou a trave, voltou para Eriksen, que não conseguiu aproveitar.
A equipe londrina seguia pressionando e criando boas chances. Dele Alli serviu Son, mas pegou mal na bola e praticamente recuou para Onana. Em outra chegada, Lucas avançou com a redonda e deixou para Eriksen, que parou mais uma vez no goleiro.
Apostando nos contra-ataques e no bom toque de bola, os donos da casa quase ampliaram aos 30 minutos. Tadic recebeu pela esquerda, driblou Alderweireld e bateu cruzado. A bola passou tirando tinta da trave de Lloris. Cinco minutos depois, o Ajax ampliou. Van de Beek acionou Tadic, que rolou para Ziyech marcar o segundo.
Tottenham reage, vira e escreve a história
Na etapa final, o time inglês começou bem melhor e conseguiu descontar aos dez minutos. Lucas tocou no meio, Dele Alli saiu em disparada, cortou o defensor. Na dividida, o brasileiro chegou, invadiu a área e bateu com a perna esquerda na saída de Onana.
Quatro minutos depois, o Tottenham conseguiu o empate. Trippier cruzou na pequena área, Llorente desviou, mas Onana defendeu. Porém, Schone se atrapalhou com Onana, Lucas recuperou, puxou para a perna esquerda e estufou as redes, deixando tudo igual e a um gol da classificação.
Com o apagão, o Ajax voltou a levar perigo. Tadic recebeu na esquerda, Zyiech bateu com a perna esquerda, mas a bola saiu pela linha de fundo. Logo depois, foi a vez dos Spurs quase marcarem o terceiro. Lucas tentou o desvio de cabeça após o cruzamento. A redonda voltou, e o brasileiro bateu. Para a sorte dos mandantes, houve desvio de De Ligt.
Os holandeses mais uma vez tiveram uma grande oportunidade de definir o confronto. Van de Beek ajeitou para Ziyech, que bateu rasteiro e acertou a trave. Aos 41 minutos, o Tottenham teve a bola do jogo. Após escanteio, Vertonghen cabeceou, Onana defendeu. No rebote, o zagueiro pecou pela falta de qualidade no chute, e a finalização saiu fraca.
FICHA TÉCNICA
AJAX 2 X 3 TOTTENHAM
Local: Johan Cruyff, em Amsterdã, Holanda
Data: 08 de maio de 2019, quarta-feira
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Felix Brych, da Alemanha
Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp, ambos da Alemanha
VAR: Bastian Dankert e Marco Fritz, ambos da Alemanha
Público: –
Renda: –
Cartões amarelos: Sissoko e Rose (Tottenham); Dolberg, Ziyech e Onana (Ajax)
Cartão vermelho: –
Gols: AJAX: De Ligt aos seis e Ziyech aos 35 minutos do primeiro tempo
TOTTENHAM: Lucas aos dez minutos, aos 14 e aos 51 minutos do segundo tempo
AJAX: Onana; Mazraoui, De Ligt, Blind e Tagliafico; Schone (Veltman), De Jong e Van de Beek (Magallán); Ziyech, Tadic e Dolberg (Sinkgraven).
Técnico: Erik ten Hag
TOTTENHAM: Lloris; Trippier, (Lamela) Alderweireld, Vertonghen e Rose (Davies); Wanyama (Llorente), Sissoko, Eriksen, Dele Alli; Lucas e Son.
Técnico: Mauricio Pochettino
Crédito da imagem: Reuters
FoxSports