Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Lutando contra o rebaixamento, Treze ainda tem chance de classificação na Série C; entenda

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma temporada bem abaixo do esperado na Série C do Campeonato Brasileiro. Até aqui, foram 14 jogos, sendo três vitórias, três empates e oito derrotas. Lutando dia a dia contra o rebaixamento para a 4ª divisão nacional e precisando de bons resultados nos últimos quatro jogos da fase de grupos, o Treze ainda tem uma remota possibilidade de classificação para o mata-mata do acesso. As chances são pequenas, seria uma aposta bastante ousada, mas ainda é realmente possível, dependendo, é claro, de uma combinação de resultados. O GloboEsporte.com analisou a tabela, fez os cálculos, simulou resultados e mostra agora que caminho complicado é esse que o Alvinegro de Campina Grande tem que percorrer para reverter a lógica e conquistar a improvável classificação.

No atual momento, o Treze é nono colocado do Grupo A, soma 12 pontos e sua principal luta é ultrapassar o oitavo colocado Globo FC para sair da zona de rebaixamento. Vale destacar que o Galo está no Z-2 desde a sétima rodada e vai ter pela frente Sampaio Corrêa, Ferroviário, Confiança e Botafogo-PB nas quatro últimas rodadas da fase de grupos da Série C.

Contudo, diante de mais quatro partidas para fazer na competição nacional, o Alvinegro da Borborema pode chegar aos 24 pontos caso consiga vencer essas quatro “finais” que lhe restam. E é justamente essa a única possibilidade de o time chegar ao G-4 ao fim da 18ª rodada. Mas vai precisar de muito mais que isso – resultados que não estão ao seu alcance.

4º – Ferroviário (23 pontos)
Só pode somar mais um ponto
Porém, dentro do G-4, o dono da quarta colocação, o Ferroviário, já soma 23 pontos e não poderia em hipótese alguma somar mais dois pontos nas quatro partidas que restam. No caso, o Ferrão poderia, no máximo, empatar uma vez e perder o restante dos jogos para igualar os 24 pontos que o Galo teria em caso de quatro vitórias consecutivas. E se isso acontecer, o Treze teria que tirar uma diferença no saldo de gols. Afinal, no momento, os cearenses possuem um saldo de quatro, enquanto o Galo acumula seis negativos.

Vale destacar também que o Ferroviário ainda vai ter o confronto direto com o Treze, na 16ª rodada.

5º – Imperatriz (21 pontos)
Pode somar, no máximo, três pontos
Outro clube que briga pela classificação, mas ainda não conseguiu ingressar no G-4 é o Imperatriz. O time do Maranhão, que conquistou o acesso à Série C na temporada passada, curiosamente, junto com o Treze, agora tem 21 pontos. E, para não eliminar as chances do Galo da Borborema, o Cavalo de Aço pode, no máximo, vencer uma vez e ser derrotado nas outras três ocasiões que restam para o fim da primeira fase da Terceirona.

6º e 7º – Bota-PB e Santa Cruz (18 pontos)
Podem somar, no máximo, seis pontos
Um pouco mais atrás na classificação, mas ainda brigando pelo G-4, estão Botafogo-PB, o sexto, e o Santa Cruz, que está em sétimo. Tanto os paraibanos quanto os pernambucanos possuem 18 pontos e, para não deixar a situação do Treze matematicamente impossível, ambos só poderiam somar seis pontos até o fim desta fase. Inclusive, o Belo vai ter o clássico com o Galo na 18ª e última rodada, justamente a dos clássicos estaduais.

8º – Globo FC (13 pontos)
Tem que perder pelo menos um jogo
Mais próximo dos trezeanos está o Globo FC, oitavo colocado, adversário direto na luta contra o rebaixamento. O time potiguar soma 13 pontos, podendo vencer três dos quatro jogos que lhe restam e tropeçar apenas uma vez. Caso isso aconteça, o Alvinegro de Campina Grande pode sim ultrapassá-lo na luta para chegar ao G-4.

Ainda existe uma possibilidade mais remota para o Treze, que é a de ultrapassar Confiança ou Náutico. Entretanto, os sergipanos e os pernambucanos não poderiam mais conquistar um ponto sequer na sequência da Série C.

A tendência, inclusive, é que as pequenas chances de classificação do Treze cheguem ao fim neste domingo, com o encerramento da 14ª rodada.

Por sinal, o desafio do Galo é possivelmente um dos mais complicados da rodada. Isso porque o time vai até São Luís do Maranhão desafiar o Sampaio Corrêa, líder do Grupo A com 27 pontos, o único no atual momento que não pode ser alcançado pelo Treze. A partida no Estádio Castelão está marcada para as 18h.

ge