Maior buraco negro conhecido: veja esse gigante com 34 bilhões de vezes a massa do Sol

Já pensou em algo com 34 bilhões de vezes a massa do Sol? Se a estrela no centro do nosso sistema solar é incompreensivelmente grande para nós, o maior buraco negro conhecido é algo absurdamente gigante. E detalhe: ele ainda está crescendo de tamanho.

Buracos negros são objetos bastante misteriosos para a ciência, mas sabemos que eles consomem os astros ao seu redor, e o J2157 faz isso como ninguém. Uma pesquisa publicada no Notices of the Royal Astronomical Society revelou que esse buraco “engole” o equivalente ao nosso Sol todos os dias.

O maior buraco negro conhecido também é oito mil vezes maior que o presente no centro de nossa galáxia. “Se o buraco negro da Via Láctea quisesse chegar nesse tamanho, teria que ‘engolir’ dois terços de todas as estrelas da nossa galáxia”, explicou o autor da pesquisa, Christopher Onken.

Maior buraco negro conhecido

Quando descoberto, os cientistas estimavam que J2157 teria 20 bilhões de vezes a massa do Sol e devoraria o equivalente à metade da massa de nossa estrela diariamente. Novas observações permitiram refinar os dados, e mostram que além de ‘comer’ mais, o tamanho do buraco negro também é muito maior do que se imaginava.

A origem de J2157 é um mistério. Localizado a mais de 12 bilhões de anos-luz de nós, ele é o maior buraco negro já encontrado neste período, quando o universo tinha apenas 10% da idade atual. Os cientistas não sabem como algo tão imenso pode ter surgido tão cedo após o Big Bang, já que sua formação deveria exigir muito tempo e matéria.

Apesar de imenso, existem controvesas se esse é o maior buraco negro conhecido. Existe o TON 618, a 10,4 bilhões de anos-luz, com 66 bilhões de massas solares, mas que é classificado como quasar.

Olhar Digital