Quase 12h após sua proibição pela Justiça brasileira, o Telegram ainda segue ativo para vários usuários brasileiros. Enquanto alguns lamentam a queda da rede social, outros alegam ainda ter conexão com o aplicativo.
Contudo, aparentemente, a conexão dos usuários tupiniquins vem caindo gradualmente, segundo depoimentos no Twitter.
Entre os integrantes do Olhar Digital, alguns já não têm mais acesso ao app, enquanto outros continuam. Vale lembrar que as operadoras de telefonia e lojas de aplicativos ainda estão sendo notificadas para derrubarem o mensageiro.
Não é possível se cadastrar
Ao menos, parece que, para se cadastrar no aplicativo, não é mais possível (ao menos usando um número registrado no Brasil). Em testes do Olhar Digital, não conseguimos criar uma conta. A tela fica presa na inserção do número de celular e não avança.
Confira, abaixo, o que algumas pessoas estão falando sobre a queda gradual do Telegram:
Proxy e VPN
Uma enxurrada de perfis está se aproveitando do momento (pois há muitas pessoas desesperadas com a queda do app) para divulgar que, supostamente, o Telegram segue funcionando por proxies e VPNs, porém, inserem links suspeitos. Portanto, por mais que você precise do aplicativo, a dica é não confiar e aguardar uma resolução.
Entenda a disputa entre Justiça e Telegram
A Justiça brasileira determinou, nesta quarta-feira (26), a suspensão imediata do Telegram por não entregar à Polícia Federal todos os dados sobre grupos neonazistas da plataforma pedidos pela corporação.
Em 21 de abril, as mensagens foram entregues, mas o mensageiro não quis repassar os contatos dos delinquentes, o que causou seu boqueio nacional. A Justiça ainda decretou multa de R$ 1 milhão por dia enquanto o app não cumprir a ordem.
olhardigital