Alguns dias após registrar queda nas ações junto de outras bigtechs, a Meta também divulgou seu patrimônio líquido, que caiu drasticamente. Na última quinta-feira (28), a controladora do Facebook teve uma redução no valor de mercado de US$ 700 bilhões.
Em setembro de 2021, a Meta tinha o seu valor de mercado avaliado em US$ 1 trilhão, porém com a queda das ações e redução de lucros, a empresa registrou cerca de US$ 268 bilhões de valuation.
(Imagem: askarim/ Shutterstock)
Segundo informações da CBS News, as principais razões para essa queda nas ações, redução de lucros e consequentemente a perda drástica na avaliação de mercado se devem a três pontos cruciais: Crescimento lento do Facebook, publicidade em baixa e falta de retorno financeiro no Metaverso.
Crescimento lento do Facebook
Nos últimos anos, a rede social vem apresentando crescimento bastante lento comparado ao histórico da empresa. Em fevereiro de 2022, o Facebook registrou cerca de 1,9 bilhão de usuários, o que representa uma queda de 500 mil contas ativas globalmente em relação ao trimestre anterior. Essa foi a primeira vez desde o lançamento da rede social – em 2004 – que o número de usuários encolheu.
Publicidade fraca
A publicidade é um ponto essencial para geração de receita do Facebook, Instagram e WhatsApp, e sabendo disso é possível atribuir a queda das ações e valor de mercado da Meta a baixa receita alcançada com publicidade pela empresa.
No último trimestre, sua receita por publicidade registrou uma queda de vendas em 3,7%.
Outro ponto que afeta diretamente a queda de receitas da Meta são as mudanças de privacidade pela Apple em seus dispositivos. Com o Apple Tracking Transparency, a fabricante do iPhone prejudicou empresas como a Meta e Snapchat em segmentar e medir seus anúncios dentro do sistema operacional iOS. Com a estratégia, a Apple passou a cobrar dos desenvolvedores de aplicativos para que os mesmos sejam promovidos na App Store.
Investimento sem retorno no Metaverso
Zuckerberg passou a investir com força no metaverso para tornar a Meta uma das grandes empresas de realidade virtual. Nos primeiros nove meses do ano, a Meta perdeu US$ 9,4 bilhões na sua unidade metaverse.
De acordo com o Wall Street Journal, o espaço virtual da Meta, o Horizon Worlds, reduziu sua meta de usuários de 500.000 para 280.000, tendo em vista que a plataforma conta com menos de 200.000 usuários ativos.
Olhar Digital