Um meteoro do tipo fireball (“bola de fogo”, em inglês) foi capturado em vídeo na madrugada da última quarta-feira (12), nos céus de João Pessoa e Caruaru, pela rede colaborativa de astrônomos amadores e profissionais do Brasil.
De acordo com Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon, o meteoro é considerado oriundo do cinturão principal de asteroides, parte dos Perseidas, chuva de meteoros oriunda da Constelação de Perseu.
É um fenômeno comum, que acontece todos os anos, a partir de julho até meados de agosto, quando a Terra passa pela nuvem de destroços deixada pelo cometa Swift-Tuttle — saiba mais.
Sua órbita possuía uma inclinação de 8,1° e cruzava as órbitas de Marte, Vênus e Terra, chegando a apenas 0,397 UA do Sol.
Através da análise das imagens, foi possível calcular a trajetória do meteoro na atmosfera e da órbita do meteoroide antes do impacto com a Terra.
Além das imagens do meteoro feitas por Marcelo Zurita, em João Pessoa, o meteoro também foi captado em gravações do Discovery Observatory Caruaru, no interior da Paraíba, por volta das 03:59h da madrugada.
Às 03:59 desse do último dia 12 de agosto, o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra, gerando um meteoro que surgiu a 92,6 Km de altitude sobre o município de Serra da Raiz, na Paraíba, e seguiu na direção leste, a uma velocidade de 27,5 Km/s (99 mil Km/h) até desaparecer a 56,2 Km de altitude sobre o mar da Baía da Traição, também na Paraíba.
Confira as imagens abaixo:
clickpb